segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A EDIÇÃO ESPECIAL D´A MINUSCULA DESTA QUARTA COM TUDO SOBRE O 2º TURNO

TUDO SOBRE AS ELEIÇÕES NO 1º E 2º TURNO EM ITARARÉ, NA REGIÃO E NO BRASIL INTEIRO ESTÃO NAS PÁGINAS DA EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA A MINÚSCULA NESTA QUARTA FEIRA NAS BANCAS.INCLUINDO A VOTAÇÃO DO 2º TURNO URNA POR URNA. RESERVE E VÁ BUSCAR SEU EXEMPLAR NA BANCA DO NEVES NA PRAÇA SÃO PEDRO OU NA BANCA DO EDUARDINHO NA RUA SÃO PEDRO PERTO DA PRAÇA ADEMAR. UMA EDIÇÃO PARA LER E GUARDAR. EDIÇÃO LIMITADA. principais matérias desta quarta feira, 29 de outubro: *OS NEVES CHEGAM PERTO MAS NÃO SE FAZEM PRESIDENTES. *DILMA PERDE DE LAVADA EM ITARARÉ MAS VENCE NO RESTO DO BRASIL COM MARGEM REDUZIDA DE VANTAGEM, APENAS 3,28%. *RESULTADO DO 2º TURNO PARA PRESIDENTE EM TODOS ESTADOS DO BRASIL. *RESULTADO DO 2º TURNO PARA PRESIDENTE NAS CIDADES DA NOSSA REGIÃO. *QUADRO GERAL DO 2º TURNO EM SENGÉS. *TODOS OS SENADORES FORAM ELEITOS NO 1º TURNO. *AS 10 PROMESSAS DE DILMA QUE O ELEITOR COMEÇA A COBRAR A PARTIR DE AGORA. *Governadores Eleitos no 1º Turno E NO 2º TURNO. * VOTAÇÃO PARA PRESIDENTE NO 2º TURNO EM ITARARÉ RESULTADO POR ESCOLAS

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Prefeitura oferece Palestra Motivacional para a 3ª Idade.

Na tarde da última sexta-feira (17) a Prefeitura de Sengés através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenação do Centro de Convivência da Terceira Idade promoveram uma ‘Palestra Show’ para todos os frequentadores do Grupo da Terceira Idade de Sengés. O palestrante Orlando Hesse natural de Santa Catarina, mas atualmente morando em Ponta Grossa, há mais de 30 (trinta) anos realiza palestras motivacionais para empresas, organizações, associações comerciais e prefeituras. Esta é a primeira vez que Hesse ministra uma palestra para a Prefeitura de Sengés em parceria com a Assistência Social. O palestrante falou sobre o objetivo do evento, ou seja, fazer com que mesmo as pessoas que já alcançaram a terceira idade, se sintam ainda úteis para a sociedade. “A proposta é dar uma injeção de ânimo. Embora de maneira mais superficial do que normalmente proponho, estes cinquenta minutos fará com que eles pensem que ainda é possível acreditar nas coisas; traçar objetivos e não se entregar para o peso da idade. Além disso, tento passar também a necessidade deles estarem interagindo nos centros de convivência iguais a este e principalmente se sentirem ainda úteis para si próprios, para a família e a sociedade”, disse Hesse. A Diretora do Centro de Convivência da 3ª Idade, Maria Fátima Camargo salientou a necessidade de cada vez mais os idosos usufruírem destes momentos. “Este espaço é para todos vocês da terceira idade. Vocês é que fazem tudo isto acontecer e é importante a presença de cada um aqui, pois isso motiva também as parcerias que proporcionam atrações como as de hoje através da parceria Prefeitura/Assistência e Centro de Convivência”, disse Maria Fátima Camargo. Além da Palestra de Orlando Hesse, houve uma apresentação musical onde foram tocadas músicas dos anos 60, sertaneja, vanerão e outras fazendo com que todos os que estavam presentes dançassem e se divertissem a valer.

IIº JERME terá início nesta segunda-feira (27)

A Prefeitura Municipal de Sengés e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo estarão promovendo nesta segunda-feira (27), o IIº JERME – Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino, edição 2014. Este IIº JERME acontecerá entre os dias 27 a 31 de outubro sempre das 08h30 às 16h no Ginásio de Esportes Municipal com exceção da abertura que acontecerá às 08h. Segundo Hugo Danilo, Coordenador do Departamento de Esportes, esta edição terá a inserção da modalidade Xadrez, onde alunos do 3º (terceiro) ao 5º (quinto) ano do Ensino Fundamental matriculados na Rede Municipal de Ensino e no Projeto Sengés 20121 Esportes, poderão participar simultaneamente. “Os mesmos alunos matriculados no 3º e 5º ano participarão da competição de ‘queimada’ oferecida na edição anterior”. A cerimônia de abertura deste IIº JERME contará com o desfile e apresentações das escolas participantes, ou seja, E.M. Lhubina B. Rosa, E. M. Aristides P.M. Neto, E. M. Trajano Jorge , E. M. Francisco da Silva Reis e E.M. Prefeito Durval Jorge.

Estacionamento do Cemitério de Sengés esta concluído.

Com uma área de aproximadamente 5000 m², o novo estacionamento construído no Cemitério Municipal de Sengés está concluído. A Prefeitura de Sengés através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos cascalhou e compactou toda esta área para receber os diversos veículos dos visitantes que deverão comparecer ao Cemitério, principalmente com a proximidade do Dia de Finados. Desde setembro, a Prefeitura vem realizando a ampliação e melhorias naquele local, onde foram terraplanados cerca de 9.638,49 m² após a desapropriação do terreno que fica ao lado do antigo cemitério. Com isso, a capacidade para novos túmulos aumentará significativamente a atenderá o município por mais alguns anos. Nesta preparação para o Dia de Finados, outras melhorias estão sendo realizadas como a limpeza do local, pintura do muro e portão que cerca o antigo Cemitério, instalação de novas lâmpadas e colocação de pedriscos ao redor dos banheiros e do escritório recém- construídos no local. “Quando assumimos a administração municipal tivemos que logo de início, resolver a questão do pagamento da desapropriação realizada na época e que não foi paga. Agora que quitamos esta dívida estamos ampliando e melhorando o nosso Cemitério Municipal. Acreditamos que a população esteja contente com estas melhorias além de resolver um problema que se arrastava por vários anos e que estamos dando uma solução”, disse a Prefeita Elietti Jorge. Para o vice-prefeito Hillebrand de Boer “esta é mais uma obra que demonstra o nosso compromisso com a população de Sengés. Havíamos prometido e estamos cumprindo. Muitos sabem que quando assumimos, os banheiros do Cemitério eram de madeira e impróprios para o uso e hoje, tudo isso está mudando e faremos ainda mais”, concluiu o vice-prefeito.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

RADIO CLUBE ATINGE O MAIOR PICO DE AUDIÊNCIA DURANTE TRANSMISSÕES DOS RESULTADOS ELEITORAIS

Formou um eco na tarde e noite do domingo (5) com o som da Rádio Clube de Itararé dominando amplamente a maciça audiência com um público fiel sedento da informação em tempo real dos resultados das eleições. Um trabalho perfeito, mais uma vez, afirmando a tradição da emissora neste segmento. Liderados pelo experiente radialista Helio Porto, a Clube acionou quase 30 pessoas na cobertura. Repórteres em cada escola onde se coletou votos e uma central de computação nos estudios da emissora. Eis a equipe:Leo Medeiros, Jota Carvalho, Milton Komnick, Walter Mazorca, Ariovaldo Lima, Arnaldo e Maristela Fabri de Oliveira, Cristian Medeiros, Circe Melo, Emerson de Oliveira, Jeronimo de Almeida, Terezinha Izabel de Jesus Teixeira de Lima, Sergio Rodrigues de Almeida, Gisele C.R.Almeida, Roberta Cleto, Jonathan de Oliveira, Mariana Bonotto, Teunis A. Groennolp, Luci-mara Ap. Porto, Heron Fernando, Henzo Augusto, Helio Jr (Brasilia) e Robson Rafael. Patrocinio de Junitex, Auto Posto Fabri, Disk Madeira, Beronha Auto Peças, Grafica do Mino, Cofesa, Churrascaria dos Gauchos, Incomil, Ipiranga Calçados e Confecções, Fasapel, Santiago Transportes, Escritório Contabil Martins, Clínica Odontologica do Dr. Juliano Martins e Mater Dog. Para o 2º turno, a mesma equipe volta a campo. A partir das 16 horas do domingo (26) até o final das apurações. Os resultados transmitidos pela Clube também foram publicados pela revista “A Minúscula” e forma cadeia na transmissão a Radio FM World Gospel em 104.9 MHZ. Agradecimentos a Juíza Eleitoral, Dra.Giovana Christina Colares e o Chefe de Cartório, Acácio Bueno Neto e funcionários.

CEI do comércio ambulante conclui que houve negligência

Na sessão da Câmara de segunda-feira (20), foi lido em plenário o relatório final de Comissão Especial de Inquérito (CEI), formada para apurar eventuais renúncias de receita por parte da Prefeitura em relação ao comércio de ambulantes. De acordo com o relatório não houve, tecnicamente falando, renúncia fiscal, mas negligência na fiscalização e arrecadação de taxas de ambulantes, principalmente em janeiro e fevereiro de 2014, período em que não houve arrecadação, conforme números fornecidos pela Secretaria de Finanças e que resultaram em uma perda para o município estimada em R$ 2,2 mil - considerada a média de arrecadação destes meses nos quatro anos anteriores. À CEI, o secretário de Finanças, José Carlos de Andrade, declarou ter determinado aos fiscais não cobrar os ambulantes nos finais de semana. Andrade explicou que tinha por objetivo evitar pagamento diretamente ao fiscal, pois já ocorreu desvio de dinheiro, inclusive com demissão de funcionário em 2013. Segundo o secretário, a intenção era informatizar todo o procedimento de cobrança, o que ainda não ocorreu. Em seu depoimento, o então chefe da Fiscalização, Autair de Jesus Gatti, confirmou ter sido orientado pelo secretário a não cobrar taxas dos ambulantes aos sábados e domingos e, durante a semana, apenas notificá-los para que comparecessem na Prefeitura a fim de recolher o tributo. Ainda que solicitado pela CEI, a Secretaria de Finanças não apresentou as notificações entregues a ambulantes nos meses de janeiro e fevereiro mas tão somente as emitidas a partir de março de 2014, donde se concluiu que elas não ocorreram. Para a CEI houve negligência do secretário, com violação da Lei de Improbidade Administrativa e do Estatuto dos Servidores Públicos. O relatório aponta também que o chefe de Fiscalização e eventualmente outros fiscais cometeram infração disciplinar por terem cumprido uma determinação ilegal quando o comportamento correto seria denunciar o fato. O relatório final sugere ao Executivo a abertura de sindicância ou processo administrativo disciplinar para apurar condutas dos envolvidos e recomenda que sejam implantados mecanismos seguros de fiscalização, cobrança e arrecadação de taxas de ambulantes. Uma cópia do documento é encaminhada também ao Ministério Público para que se promova a responsabilidade dos envolvidos. A CEI teve como presidente Dr. Junior; relator, Marcos Vincenzi e como membros os vereadores Jorinha, Julião e Pinguim. Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Itararé

Tiro de Guerra visita o 13º Regime Cavalaria Mecanizada

No dia 16 de outubro o Tiro de Guerra visitou o 13º Regimento Cavalaria Mecanizada (13º RCMec), na cidade de Pirassununga - SP. O Atiradores puderam conhecer as atividades do Regimento e participaram de uma instrução onde foram mostrados todo o armamento utilizado por aquela Unidade, visitaram também os Carros de Combates e conheceram as atividades desenvolvidas pelos Alunos do Curso de Sargentos. Durante a visita os atiradores presenciaram a formatura feita pelo Regimento. Na ocasião da visita os Atiradores puderam verificar todo o material que o Exército utiliza nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem. O Subtenente Robson, Chefe de Instrução salientou a importância da visita, pois o atirador pode verificar como o Exército se prepara para as missões, e ainda conhece um pouco de doutrina empregada pelo Exército, assim como manteve contato com o material e armamento em uso no Exército Brasileiro.

Sepultura foi violada e crânio do cadáver foi levado por criminosos; caso será investigado pela Polícia Civil

O cemitério São Sebastião em Ponta Grossa foi palco de um crime macabro nos últimos dias. De acordo com um funcionário do local, criminosos violaram uma sepultura e fugiram com o crânio do cadáver. Familiares realizaram um boletim de ocorrência e o caso será investigado pela Polícia Civil. O coveiro, que pediu para não ser identificado, conta que encontrou o caixão aberto do lado de fora do túmulo. “Eu cheguei aqui e encontrei tudo aberto, faltando restos mortais. Logo fechei, para evitar que mais alguém mexesse”, relatou o funcionário. Na urna mortuária está a mãe de Maria de Olinda, que ficou desesperada ao saber da notícia. “Meu irmão veio cuidar do túmulo e quando chegou no cemitério, percebeu que tinham mexido no túmulo. Ele foi perguntar para o coveiro o que aconteceu e ele contou que mexeram no caixão e levaram a cabeça da minha mãe”, relatou. “É desesperador saber que está faltando partes do corpo da minha mãe”, desabafa. Familiares foram até a 13ª Subdivisão Policial para fazer um boletim de ocorrência. O coveiro se dispôs a relatar para a Polícia o que aconteceu. Os filhos, desolados, pedem por justiça. “A gente pensando que estava tudo bem, que ela estava descansando, e vem a notícia que o caixão foi violado e levaram a cabeça dela, é muito doído. Vamos até o fim para saber quem fez isso com a nossa mãe”, completa.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

EDIÇÃO DESTA SEMANA D´A MINUSCULA NESTA QUARTA (22)

EDIÇÃO DESTA SEMANA D´A MINUSCULA NESTA QUARTA (22). PRINCIPAIS MANCHETES DESTA EDIÇÃO: *34 ANOS DE PRISÃO AOS ASSASSINOS DO TENENTE PM RODRIGO PAES. *CORUJAS PROMOVE “DIA DAS CRIANÇAS” COM SUCESSO. *ROUBO COM VIOLÊNCIA NA ZONA RURAL DE SENGÉS. *SENGÉS RECEBE PRÊMIO POR DESEMPENHO ODONTOLÓGICO. *RESULTADO DO 1º TURNO PARA PRESIDENTE EM TODOS ESTADOS BRASILEIR0S. *ITARARÉ AINDA TEM SUA REPRESA EM NÍVEL NORMAL. *ITARARÉ CORRE PARA AMPLIAR A DUPLICAÇÃO DA SP 258 EM ANDAMENTO EM SUA ÁREA URBANA. *RADIO CLUBE ATINGE O MAIOR PICO DE AUDIÊNCIA DURANTE TRANSMISSÕES DOS RESULTADOS ELEITORAIS. *ESTAMOS SEM AÇÃO SOCIAL. * VOTAÇÃO PARA PRESIDENTE NO 1º TURNO EM ITARARÉ RESULTADO POR ESCOLAS.

domingo, 19 de outubro de 2014

Lojas Americanas implantam filial em Itapeva

Lojas Americanas | Construção deve terminar em Novembro O projeto da Lojas Americanas de Itapeva, contempla um amplo espaço de loja, estoque e administração. A abertura da Loja, será pelo Calçadão Dr. Pinheiro, em frente à Pernambucanas. No mês de dezembro a loja já estará aberta ao público. Itapeva cresce na mesma ordem que Itararé mantem-se estagnada.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CURITIBANOS JOGAM BEXIGAS DE ÁGUA NA CANDIDATA DILMA

Julio Cesar Lima, da Agência Estado com foto de Roberto Dziura Jr./NewsFress A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, foi alvo de objetos atirados por eleitores enquanto fazia uma caminhada pela área central de Curitiba nesta quinta-feira, 21, acompanhada por cerca de duas mil pessoas. Três bexigas cheias de água foram arremessadas de prédios comerciais na direção da petista, atingindo apenas militantes que a acompanhavam. Depois, durante uma carreata até a cidade de Piraquara, uma bandeira foi jogada na direção de Dilma. A candidata não foi atingida, mas o objeto passou por cima de sua cabeça. Na manhã desta quinta, a petista cumpriu agenda de campanha em três cidades do Paraná. Primeiro, a caminhada pela área central de Curitiba. Depois, ela seguiu para Pinhais e fez uma carreata de aproximadamente oito quilômetros até Piraquara. De lá, seguiu para o aeroporto, onde no início da tarde embarcou para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em Curitiba, Dilma recebeu um manifesto de apoio a sua candidatura de agentes culturais, estudantes e intelectuais paranaenses. Em sua passagem pelo Paraná, a candidata petista não falou com a imprensa.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Informativo da Câmara Municipal de Itararé

Informativo da Câmara Municipal de Itararé Sessão de segunda-feira, 13 de outubro de 2014 Votos de Pesar De autoria do vereador Zetão pelos falecimentos de Oraci dos Santos e Claudinéia Rodrigues Simão, e de João Antonio Vieira pelo falecimento de Darci Gonçalves. Cumprimentos Dos vereadores Lúcio Mariano, Mara Galvão e do presidente da Casa, Zeca da Cofesa, a todos os professores da cidade que comemoram a sua data no dia 15 de outubro. Refis Aprovado, com emendas do Legislativo, projeto de lei do Executivo que autoriza o município a instituir o Programa de Recuperação Fiscal do município, para pessoas físicas e jurídicas. Duplicação da SP 258 O vereador Marcos Vincenzi informa de nova reunião entre Executivo, Legislativo, empresários e representantes da CCR para reforçar o pedido de alterações no projeto de duplicação do trecho urbano da SP 258. Os pontos solicitados estão ligados a alteração no trevo da via Sinhá, uma marginal para tráfego local e extensão da duplicação até o cruzamento com a via Sinhá. O vereador diz da importância de resolverem essa pendências agora para não se repetir o ocorrido em relação à vicinal Cerrado/Santa Cruz que já foi parar inclusive no Ministério Público sem que seja encontrada uma solução para sua recuperação. Vincenzi sugere até mesmo paralisar as obras de duplicação se não for encontrada uma solução para o problema. Lembra também de promessa do governador Geraldo Alckmin que, em visita a cidade de Itararé a denominou como a porta de entrada do Estado. Bolsa Atleta O vereador Marcos Vincenzi pede que o Executivo estude com carinho indicação de sua autoria para que seja criado o Programa Bolsa Atleta, considerando, entre outros incentivos, ajuda financeira aos jovens que praticam esportes, especialmente os mais carentes. Os vereadores Jorinha, Julião, Rodrigo Fadel e Lúcio Mariano elogiaram a iniciativa de Vincenzi. Lúcio Mariano lembrou de que o Estado já possui iniciativa semelhante e que pode servir como referência para sua implantação no município. Ação Social O vereador Dr. Junior falou sobre pedido de informação que está encaminhando ao Executivo a respeito de repasses de recursos recebidos do Fundo Nacional de Assistência Social - em torno de R$ 700 mil - e que não teriam sido utilizados pela Secretaria Municipal de Ação Social. Dr. Junior lembra que o município, no ano passado, já teve que devolver recursos por falta de utilização por parte desta mesma Secretaria. Câmeras de segurança Dr. Junior comenta sobre problemas que podem ocorrido com a licitação e compras de câmeras de segurança na cidade. Segundo o vereador, o zoom ótico que foi comprado é inferior ao zoom digital e a câmera de segurança do Distrito Industrial ainda não está funcionando. Além disso, a câmera da praça Ademar de Barros está parada há mais de quinze dias por falta de assistência técnica, que parece ser um problema para uma empresa que tem sua sede em São Paulo. O vereador Zeca afirmou ter recebido o mesmo tipo de reclamação. Obras em escolas O vereador Julião comentou sobre resposta da Secretaria de Educação a respeito de obra realizada na escola Maria da Silveira. Segundo o vereador, pelos documentos recebidos, não foram seguidos os procedimentos legais, que teriam que envolver também a Secretaria de Desenvolvimento Municipal. Para o vereador Marcos Vincenzi as duas secretarias não estão falando a mesma língua e, para ele, o processo de terceirização da obra, sugerido pela Secretaria de Desen alegando falta de estrutura para atender o pedido, não significa que a Educação poderia fazer o serviço direto baseado simplesmente em cotação de empreiteira, sem passar pela Secretaria de Desenvolvimento Municipal. O vereador Dr.Willer critica o setor de Licitações, pois segundo ele, tudo pára naquele departamento. O vereador Zetão também criticou o processo para compras de peças e de conserto dos carros da Saúde, para o vereador um procedimento moroso e que gera desperdício. Ação Social Dr. Willer volta a manifestar o seu descontentamento com o desempenho da Secretaria de Ação Social que, para ele, não está cumprindo a sua principal função que é de atender as necessidades da população carente da cidade. Telefonia O vereador Rodrigo Fadel criticou as empresas de telefonia pela má qualidade dos serviços oferecidos à população Convocação O vereador Rodrigo Fadel voltou a pedir a convocação da Secretária de Educação para explicações a respeito de novas creches além de informações sobre a capacidade instalada das escolas do município. Boi no rolete A vereadora Mara Galvão convida a todos para participar do Boi no Rolete em benefício da Apae, que acontece na AABB no próximo sábado. Pede a participação da população pois este é o momento das entidades irem em busca de recursos para cobrir o mês de janeiro, em que não há repasse de subvenções. Mamografia A vereadora Mara Galvão informa que o município está lutando para ter uma cota maior do Estado para que a maior parte das mulheres em idade de risco possam realizar exames de mamografia aqui mesmo em Itararé sem a necessidade de deslocamento até a cidade de Sorocaba.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

EDIÇÃO DA REVISTA A MINUSCULA NAS BANCAS, QUARTA, DIA 15

EDIÇÃO DA REVISTA A MINUSCULA NAS BANCAS, QUARTA, DIA 15. EIS AS PRINCIPAIS NOTICIAS:
*DILMA NÃO ADMITE PERDER O 2º TURNO EM CIDADES GOVERNADAS PELO PT, PREFEITA CRISTINA SE VIRE . . . *CURSO CAPACITARÁ AGENTES CONTRA DROGAS. *ADOLFO BANDONI ENVIA MENSAGEM PARA MARINA. *AECIO NEVES VENCEU EM TODAS AS URNAS DE ITARARÉ. *CAMPANHA “OUTUBRO ROSA” EM SENGÉS. *SE O JOÃOZINHO FADEL FOSSE ESTADUAL ESTARIA NA 1ª SUPLÊNCIA, NA BOCA DE ESPERA. *AÉCIO TEM 58,8%. *MALUF PARTICIPOU DE SUA ÚLTIMA CAMPANHA. *VEREADORES TEM ATÉ O FINAL DO ANO, TEMPO PARA AVALIAR SE PREFEITA CRISTINA DEVE OU NÃO SER CASSADA. *CACHORRO PROVOCA TOMBAMENTO DE CAMINHÃO. *PEDESTRE ATROPELADO NA RODOVIA, MORREU! *NOVA GREVE NA SANTA CASA. *2º TURNO PARA GOVERNO. *IPIRANGA PROMOVE PROGRAMA SAÚDE NA ESTRADA EM ITARARÉ. *DILMA NÃO ADMITE PERDER EM CIDADES GOVERNADAS PELO PT. *PRESTIGIOS BAIXOS ARRANHAM NOSSOS POLÍTICOS. *O ELEITOR FEZ SUA PARTE AGORA VAMOS COBRAR O JOÃOZINHO.

domingo, 12 de outubro de 2014

Um dia após Aécio aceitar exigências, Marina declara apoio a tucano

Terceira candidata mais votada no primeiro turno das eleições presidenciais, Marina Silva (PSB) anunciou neste domingo (12) apoio formal a Aécio Neves (PSDB). O tucano disputa o segundo turno com Dilma Rousseff (PT). O apoio foi dado um dia após o tucano se comprometer a cumprir, mesmo que de forma vaga, quase todas as exigências feitas por Marina. Em documento divulgado pela campanha de Aécio, ele se comprometeu a garantir ao Executivo o papel de demarcação de terras indígenas, a ampliar a reforma agrária e acabar com a reeleição de cargos do Executivo. O único dos principais pontos que ficou de fora do documento lido por Aécio foi a redução da maioridade penal, outra proposta feita por Marina. "Quero deixar claro que entendo esse documento como uma carta compromisso com o povo brasileiro. Rejeito que seja dirigida a mim em busca do meu apoio", disse Mariana em seu discurso hoje. Ao apoiar o tucano, Marina não repete o que fez em 2010, quando também terminou o pleito na terceira posição. Na ocasião, ela preferiu ficar neutra em relação à disputa entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). A Rede Sustentabilidade, o movimento político de Marina, que pretende se transformar em um partido, pediu a seus militantes que no segundo turno não votem em Dilma ao recomendar voto em Aécio. O PSB, partido pelo qual Marina concorreu à presidência, declarou seu apoio ao tucano. Ontem, a família do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto, também declarou apoio formal a Aécio.

Aécio dispara e abre 17 pontos de vantagem sobre Dilma

Primeira pesquisa ISTOÉ\Sensus realizada depois do primeiro turno da sucessão presidencial mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) com 58,8% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 41,2%. Uma diferença de 17,6 pontos percentuais. O levantamento feito entre a terça-feira 7 e a sexta-feira 10 é o primeiro a captar parte dos efeitos provocados pelas revelações feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre o detalhamento do esquema de corrupção na estatal. “Além do crescimento da candidatura de Aécio Neves, observa-se um forte aumento na rejeição da presidenta Dilma Rousseff”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%. A rejeição de Aécio Neves é de 29,2%. “O tamanho da rejeição à candidatura de Dilma, torna praticamente impossível a reeleição da presidenta”, diz Guedes. A pesquisa também capta, segundo o diretor do Sensus, os apoios políticos que Aécio recebeu durante a semana, entre eles o do PSB, PV e PPS.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Participe do 3º EDUCA-ESPORTES de Sengés.

O evento intitulado EDUCA-ESPORTES 2021 é um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo através do Projeto Sengés 2021 Esportes e em parceria com o C.M.D.C.A. (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente) e outras parcerias como a comunidade local e comércio. Este projeto da Prefeitura de Sengés a cada ano que passa vem chamando a atenção de adolescentes e jovens do município e serve ainda para uma interação mais profunda do relacionamento entre familiares e diferentes famílias. São ofertados diversos espaços com atividades lúdicas desportivas e culturais para toda família. Este evento é realizado sempre no dia 12 de outubro de cada ano, com horário definido das 09h às 17h e todos são convidados a participar. Acontecerá no Recinto 1º de Março (Campão). Segundo Hugo Danilo, Diretor de Esportes do município, “o objetivo geral deste evento é criar metodologias para o desenvolvimento do esporte da educação e do bom convívio no município de Sengés”. Este ano haverá 10 (dez) espaços de atividades diversas para todas as idades. No espaço 01 – haverá Campeonato Municipal de Futebol, no espaço 02 – haverá a prática de Skate, no espaço 03 – haverá o Futsal família, Vôlei família, handebol e basquete, no espaço 04 – vôlei, handebol e futebol de areia, no espaço 05 – SMAS, piscina de bolinha, cama elástica, no espaço 06 – atividades culturais, xadrez, biblioteca e tênis de mesa, no espaço 07 – ciclismo para crianças, no espaço 08 – espaço saúde, no espaço 09 – atividades recreativas, peteca e bolinha de gude, no espaço 10 – jogos de malha e finalmente no espaço 11 – dança. Não faltará diversão pra ninguém e todos estão convidados desde já. Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone 43-3567-5146.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

SANEPAR irá repassar recursos ao Conselho de Meio Ambiente de Sengés.

A atual administração obteve algo inédito para o município nesta questão ambiental. No final do mês de setembro a prefeita Elietti Jorge assinou o acordo de repasse de recursos entre a SANEPAR e a Prefeitura para o Conselho de Meio Ambiente de Sengés. Com a criação do FMMA, através da Lei dos Crimes e Infrações Ambientais, de 1998, os municípios passaram a ter a necessidade de encontrar fontes de recursos para estruturá-lo, e uma das alternativas previstas na legislação foi a adoção de medidas de compensação ambiental para a liberação de diferentes atividades produtivas dentro do território municipal. Desde 2003, quando esta medida foi incorporada como política permanente da SANEPAR, muito já foi feito para incentivar os cuidados com o Meio Ambiente. Remuneração de produtores agrícolas para preservar nascentes de água, produzir e replantar milhares de mudas para recompor as matas ciliares, revitalizar mananciais, arborizar áreas urbanas e até recuperar um lixão são apenas algumas das dezenas de ações ambientais desenvolvidas em diferentes regiões do Paraná, graças a este repasse mensal de recursos da Sanepar para o Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA). Os repasses aos Fundos Municipais de Meio Ambiente devem, necessariamente, ser aplicados em projetos ambientais definidos pelo Conselho de Meio Ambiente de cada cidade. Todo mês, cada Fundo recebe da Sanepar de 0,8% a 1% da arrecadação no município. Para os recursos do Fundo Azul, as gerências regionais da Sanepar apresentam projetos para ações definidas em parceria com prefeituras, instituições locais e comunidades. "Esta é mais uma conquista do trabalho sério da nossa gestão e que trará benefícios à médio prazo para toda nossa população. Com o trabalho da Secretaria do Meio Ambiente, após a criação do Conselho e Fundo do Meio Ambiente, o município atendeu às exigências que o habilita ao recebimento de repasses de 0,8 a 1% da arrecadação da SANEPAR”, disse a Prefeita Elietti Jorge que assinou o termo de repasse na presença dos Agentes de Suporte Administrativo Nélio Gilberto Fernandes e Álvaro Jorge Goquel Pinto da SANEPAR. O Presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Sengés, o Engenheiro Ambiental Francisco Dias Netto disse que “com a criação do FMMA, através da Lei dos Crimes e Infrações Ambientais, a aplicação dos recursos será definida pelo Conselho de Meio Ambiente de Sengés (CODEMAS), visando ações que possam melhorar a qualidade ambiental do município”.

Sengés entra na campanha ‘Outubro Rosa’.

Com a presença da prefeita Elietti Jorge e da enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora da Campanha ‘Outubro Rosa’, Caroline Maria Lima Lopes, a Prefeitura de Sengés iniciou o mês de prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero. A campanha teve início no último dia 01 de outubro na Praça Anselmo Jorge onde foram montadas barracas para orientações e atendimento às mulheres. “Será um mês inteiramente dedicado a Saúde da Mulher, e hoje aqui na Praça iniciamos este trabalho com as orientações sobre estes dois tipos de câncer e também com corte de cabelo gratuito para motivar e elevar a autoestima das mulheres, fator que também é muito importante para a saúde”, disse a coordenadora Caroline Lopes. Já para fechar este mês dedicado ao combate e prevenção do câncer feminino, no dia 18 todas as unidades de saúde do município, inclusive Reianópolis e Ouro Verde estarão funcionando o dia inteiro com a coleta de material preventivo, ou seja, Papanicolau, que é o exame que detecta o câncer de colo uterino. “Este tipo de procedimento é muito importante para trabalharmos sempre em cima da prevenção, pois é prevenindo e antecipando o início de uma doença que atingimos resultados mais eficientes e menos agressivos”, concluiu Caroline Lopes. A prefeita Elietti também falou da importância da participação de todas as mulheres sengeanas na campanha ‘Outubro Rosa’. “Nós mulheres precisamos nos cuidar cada vez mais. Como já disse a enfermeira Caroline, a prevenção é o melhor remédio, pois quando é descoberta logo no início esta doença, as chances de cura são muito maiores e sem sofrimento. Por isso a preocupação da nossa administração em sempre oferecer exames de prevenção para todas as nossas mulheres de Sengés. Basta que elas façam sua parte vindo até as Unidades de Saúde no dia 18 deste mês e realizem os exames”, salientou e convidou a prefeita Elietti Jorge.

Pinhalzinho recebe da Prefeitura e SENAC o curso de Customização de Chinelos.

A Prefeitura de Sengés, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o SENAC realizou mais um curso de ‘Customização de Chinelos’, desta vez no bairro do Pinhalzinho. Ao todo 16 (dezesseis) mulheres participaram no período de 22 à 26 de setembro deste curso que havia sido solicitado por elas no ano passado. A Secretária de Assistência Social, Elizângela Henning de Miranda lembrou que estes cursos e outros que a Secretaria estará proporcionando para a população do município de Sengés é uma solicitação da prefeita Elietti Jorge. “É uma solicitação da prefeita Elietti de que todos os bairros, principalmente da nossa zona rural também tenham a oportunidade de estarem aprendendo algo que irá gerar renda para as famílias”, disse Elizângela. Para Yasmin Roberto de Deus a experiência foi muito boa. “Eu gostei deste curso; a professora foi excelente. Aprendemos algo novo e que com certeza irá nos ajudar a aumentar a renda familiar. Achei a iniciativa da Prefeitura muito válida, pois os bairros sempre eram esquecidos e agora não. Esta administração veio para nos ajudar” Irene Pereira Pimentel foi outra moradora do Pinhalzinho que ficou muito satisfeita com o curso. “Eu não imaginava que seria tão bom e que aprenderia a fazer estes tipos de chinelos. Adorei. Eu só tenho a agradecer a prefeita e ao vice-prefeito pela iniciativa em trazer até nós este curso”, disse Irene Pereira. O Técnico de Relações com o Mercado, Agnaldo Camilo Monteiro salientou a parceria com a atual administração municipal. “A parceria SENAC com esta administração é muito forte e anima nossos técnicos a estarem oferecendo e trazendo cada vez mais cursos profissionalizantes para Sengés. Nunca estivemos tão presentes na zona rural de Sengés como agora e está sendo uma experiência muito gratificante em poder oferecer cursos que estarão auxiliando tantas famílias”, disse satisfeito Agnaldo. “Ficamos mais uma vez contentes em perceber que esta parceria está realmente fazendo a diferença nas nossas comunidades mais distantes. A nossa vontade era justamente de oferecer as mesmas oportunidades para as pessoas da zona rural que as da cidade têm”, salientou a prefeita Elietti Jorge. “Isto é mais uma prova de que a nossa administração está voltada ao ser humano e a sua valorização. Fazemos questão de apoiar projetos e parcerias que levam até a nossa população, seja da cidade ou da zona rural, melhores condições de ajudar seus familiares”, finalizou o vice-prefeito Hillebrand de Boer.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

TUDO SOBRE OS RESULTADOS ELEITORAIS NA EDIÇÃO DESTA QUARTA FEIRA (8)

TUDO SOBRE OS RESULTADOS ELEITORAIS NA EDIÇÃO DESTA QUARTA FEIRA (8). PRINCIPAIS MANCHETES DESTA EDIÇÃO:
*FALTA UM TURNO PARA O ADEUS DO PT. *O RESULTADO NACIONAL PARA PRESIDÊNCIA. *RESULTADO FINAL EM ITARARÉ/SP. *ALCKMIN SE REELEGE COM QUASE 60% DOS VOTOS. *VOTAÇÃO FINAL PARA GOVERNADOR EM ITARARÉ SP. *RESULTADO FINAL PARA GOVERNADOR NO ESTADO DE SÃO PAULO. *SERRA DESBANCA SUPLICY DO SENADO. *VOTAÇÃO FINAL PARA O SENADO EM ITARARÉ SP. *RESULTADO FINAL PARA SENADOR NO ESTADO DE SÃO PAULO. *JOÃO FADEL FILHO FOI 124º COLOCADO NO ESTADO DE SÃO PAULO. *VOTAÇÃO COMPLETA PARA DEPUTADOS FEDERAIS EM ITARARÉ - SP. *MUSSI AVANÇA 373% EM ITARARÉ E JOÃO FADEL APENAS 72%. *VOTAÇÃO COMPLETA PARA DEPUTADOS ESTADUAIS EM ITARARÉ . *DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS, QUE TIVERAM VOTOS EM ITARARÉ E DEVERÃO SER COBRADOS NOS PRóXIMOS ANOS. *E OS OUTROS NOSSOS DEPUTADOS? QUAL A SORTE? *DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS, QUE TIVERAM VOTOS EM ITARARÉ E DEVERÃO SER COBRADOS NOS PRÓXIMOS ANOS.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Prefeitura de Sengés amplia Cemitério Municipal

No início de setembro, a Prefeitura de Sengés através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos deu início à ampliação do Cemitério Municipal com o objetivo de aumentar a capacidade de túmulos e oferecer melhores condições para aqueles que visitam seus entes queridos. “A capacidade do Cemitério para novos túmulos já estava comprometida, pois administrações anteriores não se preocuparam em resolver este problema. Quando assumimos a Prefeitura, a desapropriação havia sido feita, mas o pagamento do terreno foi a nossa administração quem teve que assumir. Resolvida esta questão financeira, que demandou certo tempo, agora é que pudemos dar início à ampliação propriamente dita”, disse a prefeita Elietti Jorge. Além disso, a atual administração substituiu os antigos banheiros de madeira por uma construção em alvenaria, onde as pessoas podem usufruir com mais higiene e conforto, inclusive com cadeiras e mesas para melhor utilização. Dentro deste projeto de ampliação do Cemitério Municipal está ainda a construção de um estacionamento, ampliando consideravelmente a capacidade de veículos. A área de ampliação do Cemitério Municipal é de 9.638,49 m² e a do estacionamento cerca de 5.000 m². “É sempre um assunto delicado para toda e qualquer administração a ampliação ou recolocação de um cemitério. Tínhamos esta área ao lado do cemitério atual e decidimos por ampliá-la, além de oferecer um espaço para estacionamento. Acredito que irá satisfazer a nossa população, tanto na questão dos túmulos quanto no local onde poderão deixar seus veículos estacionados. Estamos trabalhando de maneira séria e sempre comprometida com as reivindicações da nossa população na qual eu agradeço pelo apoio”, disse o vice-prefeito Hillebrand de Boer.

Prefeitura iniciou pavimentação da Estrada da Barra.

Na última semana a Prefeitura de Sengés, através da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Saneamento iniciou os trabalhos de pavimentação da Estrada da Barra. A empresa que esta executando a obra é a Pavimentadora Sengés Ltda que iniciou os trabalhos com 08 (oito) funcionários. A obra terá 04 (quatro) quilômetros de extensão totalizando 25.060,99 m² de pavimentação com pedras irregulares e o valor total é de R$ 825.919,96 (Oitocentos e vinte e cinco mil, novecentos e dezenove reais e noventa e seis centavos) sendo que, segundo informações do Secretário de Obras, Habitação e Saneamento Rafael dos Santos da Silva R$ 600 mil são do convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Agricultura e a Prefeitura de Sengés que entrará com o restante, ou seja, R$ 225.919,96. Esta conquista para Sengés, também tem a ver com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária que auxiliou na obtenção do acesso ao convênio com o Estado. Iniciada em 04 de agosto deste ano, a previsão de sua conclusão é para 04 de agosto de 2015 “por se tratar de um serviço de assentamento manual, o que demanda mais tempo”, disse Rafael dos Santos da Silva. Além disso, segundo o Secretário, este mesmo tipo de convênio vem sendo realizado pelo Governo Estadual em outros municípios do Estado e que por este motivo existe a necessidade de um prazo mais flexível para a sua conclusão. Os recursos Estaduais já estão disponíveis e a cada etapa concluída, haverá o repasse para a empresa que executa a obra. “O local escolhido foi devido a uma exigência do próprio Convênio para que fossem beneficiados principalmente os agricultores, uma vez que os recursos são da Secretaria Estadual da Agricultura, e diante disso optou-se por este trecho da Estrada da Barra, pois além de beneficiar os produtores rurais também atende boa parte das empresas do Distrito Industrial”, concluiu Rafael dos Santos da Silva. “Ficamos muito satisfeitos e contentes com a obtenção desta benfeitoria para nossos agricultores e também boa parte do Distrito Industrial. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais as condições de nossos produtores rurais e da nossa população em geral. Agradeço a confiança e quero aqui dizer que estamos comprometidos com o progresso de nosso município”, disse a prefeita Elietti Jorge. “É o trabalho das nossas secretarias, tanto de Obras como o da Agricultura que esta surtindo efeito em benefício da nossa população. É isso que desejamos, que a nossa equipe esteja sempre em busca de melhorias para Sengés e todos têm correspondido e mais uma vez agradecemos a confiança da população em nosso trabalho”, finalizou o vice-prefeito Hillebrand de Boer.

Novas lixeiras estão sendo instaladas em Sengés

Durante as próximas semanas, a Prefeitura de Sengés através da Secretaria de Serviços Urbanos e da Secretaria de Transporte e Viação estará instalando 100 (cem) lixeiras novas por toda a cidade. Estas 100 (cem) lixeiras novas possuem uma capacidade para 35 (trinta e cinco) litros e custaram R$ 18.500 (dezoito mil e quinhentos reais), sendo adquiridas através do processo de Tomada de Preço nº25/2014. A empresa ganhadora foi a Maurício & Bulka Ltda-ME, que já realizou a entrega de todas as lixeiras na última semana, sendo que agora, as mesmas já estão sendo instaladas nos locais das antigas lixeiras e em outros pontos necessários. “Pretendemos adquirir em breve, mais lixeiras para atender as ruas ou locais onde não foi possível instalar neste momento. Sabemos que a carência de lixeiras é grande, mas estamos resolvendo mais este problema e para que consigamos atingir toda a cidade pedimos que a população cuide destas novas lixeiras, pois somente assim conseguiremos instalar as demais. Se a população não cuidar destas, quando chegarem as demais, estas já estarão estragadas e teremos que substituir, o que prejudicaria a quantidade de lixeiras. Por isso é importante cada cidadão zelar por este patrimônio”, disse o Secretário de Transporte e Viação, Valdelei dos Santos. Além destas lixeiras novas, a atual administração também providenciou 06 (seis) novos carrinhos de lixo com tambor em fibra de vidro, material este mais leve e durável. A estrutura destes novos carrinhos foi reformada e reaproveitada pela Secretaria e somente o tambor de fibra foi adquirido pelo valor total de R$ 1.565 (mil, quinhentos e sessenta e cinco reais) da empresa Shine Ind. E Com. de Plásticos Ltda. “Tínhamos a estrutura, mandamos pintar, colocamos pneus de borracha que já tínhamos no depósito e com isso economizamos mais da metade do valor total que ficaria, caso adquiríssemos novos carrinhos. Acreditamos que estes servirão melhor aos nossos funcionários, pois ficaram mais leves e economizamos o dinheiro da população”, finalizou Delei. “São atitudes e ideias como estas que nos orgulham pelos Secretários que temos, pois todos estão preocupados em resolver da melhor maneira possível os diversos problemas que surgem no dia a dia de uma administração. Parabéns a Secretaria de Transporte e Viação e a Secretaria de Serviços Urbanos, pois eles estão fazendo todo o possível para melhor atender a nossa população conforme os nossos pedidos”, disse a prefeita Elietti Jorge. “É muito importante que a população tenha a consciência de preservar estas novas lixeiras, pois os visitantes ao chegarem a nossa cidade terão uma ótima impressão sabendo que aqui nós cuidamos e amamos Sengés não deixando lixo espalhado pelo chão. Se cada cidadão cuidar destas lixeiras, teremos condições de instalar muitas outras em locais que ainda não possuem”, finalizou o vice-prefeito Hillebrand de Boer.

Câmara aprova orçamento de ITARARÉ para 2015: R$ 108 milhões

Na sessão de segunda-feira (29), a Câmara aprovou por unanimidade, em segunda votação, projeto de lei encaminhado pelo Executivo com a proposta do orçamento geral do município de Itararé para o exercício de 2015. O valor aprovado estima a receita bruta em R$ 108 milhões. Deduzidos R$ 9,7 milhões para a formação do Fundeb (fundo da Educação), apura-se então o total de receita líquida e despesa fixadas em R$ 98,3 milhões - variação média de 5,7% ao ano em relação ao realizado de 2013 (R$ 88,3 milhões), base de cálculo para o orçamento de 2015. As principais fontes de recursos do orçamento são os repasses estaduais e federais (FPM, Fundeb, SUS, ICMS, entre outros) que representam 84,4% da receita total, sendo que recursos próprios, resultantes da arrecadação de tributos municipais, somam 10,1%. As despesas com pessoal (folha de pagamento e encargos sociais) totalizam R$ 52, 8 milhões - ou 53,7% da receita líquida, praticamente no limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A maior fatia dos investimentos vai para Educação (R$ 36,6 milhões), Saúde (R$ 24,2 milhões) e serviços urbanos de manutenção (R$ 9,3 milhões). Subvenções à entidades assistenciais representam uma despesa de R$ 6,3 milhões. Emenda modificativa Na mesma sessão foi aprovada, por unanimidade, emenda modificativa ao projeto orçamentário reduzindo de 20% para 5% o limite autorizado para abertura de créditos suplementares pelo Executivo por decreto, sem a necessidade de aprovação pela Câmara. A justificativa apresentada para a emenda é que ao estabelecer o percentual de 20%, o poder Executivo concentra sob seu poder mecanismos que lhe permitem estabelecer ou alterar prioridades no orçamento, livres de aprovação legislativa. A redução garante à Câmara exercer uma de suas principais atribuições que é a fiscalização dos valores gastos pela Administração. Unipa Foi também aprovada emenda do Legislativo, reajustando no orçamento o valor da subvenção repassada pela Prefeitura à Unipa, de R$ 27,3 mil para R$ 36,7 mil mensais. O projeto, com as emendas, segue agora para sanção da prefeita. Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Itararé