A minuscula

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Helio Porto usa Tribuna livre na sessão da Câmara de segunda feira (2)


Muitas ruas são batizadas sem nenhuma explicação, com nomes que não têm ligação com a localidade. Alguns até criam incomodo ou demonstram falhas com alinhamento histórico da cidade. É o caso que ocorre com a Rua 24 de outubro em Itararé – SP.
Como todos sabem, a rua teve o objetivo de comemorar o dia 24 de outubro de 1930. quando as forças militares do Estado de São Paulo enfrentaria as tropas do ditador Getúlio Vargas que subia do Rio Grande do Sul, depois de derrotado nas urnas, para tomar o comando do Brasil à força.
A missão paulista era conter o avanço do Ditador na bala. 
Acontece que uma manobra de última hora, depõem o presidente Washington Luiz e uma Junta governativa assume provisoriamente, aguardando a chegada de Getúlio ao Palácio do Catete no Rio de Janeiro, num grande golpe. 
A junta determina o fim da revolução de 1930 e suspende a guerra do dia 24, com a “entrega” de São Paulo, que permite a passagem triunfante de Vargas.
Getúlio assume a presidência, e determina a suspensão de todos os prefeitos e Governadores no país, nomeando seus aliados como intendentes,
Em Itararé, cai o prefeito Herculano Pimentel no dia 05 de novembro de 1930 e em seu lugar é nomeado o comerciante Paulo Ferreira.
Como primeiro ato, Paulo Ferreira muda o nome de algumas ruas e a antiga Coronel Acácio passa a ser a Rua 24 de Outubro, dia da grande vitória de Getulio que entrou em São Paulo esmagando seu povo, fracassado diante de uma guerra que não houve.
O tempo passa, o Paulo Ferreira como intendente não sobreviveu 4 meses em duas tentativas de nomeação e cai.
A Rua 24 de outubro no entanto, ironicamente continua até os dias de hoje, homenageando a humilhação gaúcha sobre o povo paulista em nosso próprio território.  
            Como a mudança de nome de vias, praças e outros logradouros deve ser feita através de lei aprovada pela Câmara dos Vereadores, o radialista e historiador Hélio Porto, usa a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Itararé na noite de segunda feira (2 de setembro) para convencer os vereadores da necessidade da mudança no  nome dessa rua, no sentido de preservar a inteligência de nossa história.
            Que outro nome deverá receber, é algo a ser estudado.
            Quanto a mudança, nenhum prejuízo trará aos moradores da rua, pois sua alteração se dará lentamente, conforme  for processando os novos documentos.
            Compareça a Câmara para dar o seu apoio.


Helio Porto at 13:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Hélio Porto

Minha foto
Helio Porto
Itararé, SP, Brazil
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.