sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CRIANÇAS VALORIZAM PLANTIO NA SEMANA DA ÁRVORE



A Secretaria de Educação por intermédio de seu Programa de Educação Ambiental tem procurado, de alguma forma, celebrar o calendário ecológico. Entre as diversas datas, mereceu especial atenção o dia 21 de setembro, dia da Árvore.

No período de 24 a 28 de setembro, o Programa de Educação Ambiental formatou o projeto Semana da Árvore. Foram convidados os alunos das escolas municipais, em especial, turmas do 2º ano, crianças que pela tenra idade ainda não estão inclusas no programa em 2010. Contudo, foi esta faixa etária que realizou um extensivo plantio de mudas de espécies arbóreas do cerrado em uma área do Parque Ecológico da Barreira. A área foi escolhida tendo em vista a degradação que foi provocado naquele local em virtude do incêndio que ocorreu no dia 29 de agosto. O fogo propagou-se rapidamente e os danos foram consideráveis. Assim, aproveitou-se da semana para minimizar os efeitos causados por este grave problema.

As crianças eram recepcionadas na sede do programa, conheciam e apreciavam a Suinã, uma espécie de árvore bastante peculiar que se encontra florida e vistosa para todos os que passam, inclusive, na rodovia ao lado da estrutura da Educação Ambiental, depois assistiam um vídeo que discorre sobre o Aquecimento Global, um dos educadores, após a exibição, explicava para os alunos sobre a importância da árvore no contexto do filme, isto é, como as florestas podem salvar o planeta dos efeitos nocivos do Aquecimento Global. Em seguida, na parte prática, cada aluno plantava sua muda. O 'berçário' (o termo cova foi substituído por berço) já estava preparado e cada escola realizava o plantio em determinada área, inclusive as professoras que acompanhavam os alunos. Algumas palavras de agradecimento e reflexões sobre a ação cidadã das crianças eram enfatizadas ao final da atividade.

Uma forma simples de marcar da Semana da Árvore, mas especial, pois observava-se claramente a alegria das crianças em realizar esta atividade. Após o plantio olhavam para suas mãos sujas com a terra e uma mostrava para a outra como forma de dizer ao colega, “olha aqui...eu também plantei!”. Jefferson Camargo explicou que com a chegada das chuvas, tão aguardadas, algumas turmas foram canceladas mas o trabalho continuará, em especial no dia 04 de Outubro, Dia da Natureza, quando estaremos realizando um novo mutirão em prol do reflorestamento do Parque Ecológico da Barreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário