sábado, 19 de abril de 2014
MOTIVOS PELO QUAL MAZZAROPI ESTÁ SEPULTADO EM PINDAMONHANGABA
O famoso cineasta Amácio Mazazaropi está sepultado no cemitério municipal de Pindamonhangaba, juntamente com seu pai e sua mãe. Mas creio que ninguém sabe o motivo – nem eu sabia – até que há alguns dias entrevistei André Luiz Mazzaropi, o único filho (de criação) vivo de Mazzaropi, e entre muitos detalhes interessantes, ele contou o motivo.Segundo André Luiz, a verdadeira história do cineasta só quem conhece é ele, e muito do que é publicado e divulgado não passa de folclore.Ele afirma que Mazzaropi nunca morou em Pinda, Tremembé ou Taubaté, e só veio a conhecer essas cidades em 1935, quando tinha 23 anos de idade.
Bernardo Mazzaropi, o pai de Amácio, tinha um armazém junto à estação ferroviária de Sorocaba, e por isso conseguiu um vagão ferroviário onde Mazzaropi realizava apresentações em cada cidade onde parava.
E foi numa dessas paradas, em Pindamonhangaba, em meados de 1934, que surgiu um câncer em Bernardo (pai de Amácio), que ficou internado na Santa Casa local até 8 de novembro de 1944, quando faleceu. Bernardo afirma que um ilustre pindamonhangabense de origem grega, Dr. Dimitrius Stambulus, ajudou muito o Mazzaropi e seu pai durante toda a internação, até sua morte.
E pelo motivo da família estar com as finanças arruinadas devido a longa doença, Bernardo Mazzaropi foi sepultado no cemitério municipal de Pindamonhangaba. Trinta e sete anos depois, quando o cineasta Mazzaropi ficou doente e pressentiu a morte, pediu aos filhos adotivos para também ser sepultado junto com o pai, o que ocorreu no dia 13 de junho de 1981. Após dois anos, sua mãe Clara Ferreira Mazzaropi morreu (12 de março de 1983) e também foi sepultada no túmulo da família.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E eu com isso....
ResponderExcluirNinguém pediu pra você ler.
ExcluirMatéria, fotos e arte de minha autoria sem citar a fonte???
ResponderExcluirO importante é divulgar.
Excluirmorei em pinda sempre que podia visitava o tumulo dele ..
ResponderExcluirSe ele tivesse sido ajudado e compreendido pelos governantes da época, com certeza estaria entre os maiores cineastas do mundo
ResponderExcluirQue DOR DA SAUDADES NÉ DESTE CINEASTA MAZZAROPI?
ResponderExcluir