sexta-feira, 23 de maio de 2014
Participantes da 9ª Tropeada Paulista chegaram em Alambari ontem, 5ª feira.
Os participantes da 9ª Tropeada Paulista, evento que refaz o caminho do tropeirismo no interior do estado de São Paulo, chegaram na quinta-feira (22) em Alambari (SP). A cavalgada, que começou na sexta-feira (16) em Itararé (SP), segue para Sorocaba (SP). O grupo deverá percorrer 360 quilômetros até o próximo sábado (24), quando deve chegar ao destino final. O objetivo é resgatar a cultura de um movimento que se iniciou no século XVIII por motivos econômicos.
Nesta quinta-feira (22), quando se comemora o Dia do Tropeiro no estado, os cavaleiros e muladeiros tiveram que acordar cedo para continuar com a tropeada. O grupo estava em pouso em Itapetininga (SP). Há sete dias de percurso no lombo de cavalos e mulas, os tropeiros fazem paradas para almoço, jantar e pouso em várias cidades. Até esta quinta-feira já passaram por Itaberá, Itapeva, Taquarivaí e Buri. No trajeto ainda há Capela do Alto, Araçoiaba da Serra e Sorocaba.
Antes da retomada da cavalgada, um café da manhã bem reforçado para dar mais disposição. “O café da manhã tem que ser caprichado, para dar bastante energia e deixar o pessoal disposto”, comenta o tropeiro Alcebíades Costa.
Ainda na partida, os participantes receberam a benção de um padre. O pecuarista Alexandre Vanucchi afirma que todo pensamento positivo é bem-vindo, já que eles devem passar ainda por Capela do Alto (SP), Araçoiaba da Serra (SP). “A partir do momento que a gente faz o que gosta, o que era cansativo para algumas pessoas se torna prazeroso”, reflete.
O evento reúne centenas de cavaleiros e muladeiros, adultos e crianças. Um dos participantes é o estudante João de Oliveira, de 8 anos, que ao lado da família segue o trajeto animado e com disposição para manter a cultura que está enraizada há várias gerações. "Aqui eu posso sair e ficar ao lado do meu pai, da minha mãe, do vô e da vó", diz o menino.
O grupo com dezenas de participantes iniciou o percurso em Itararé porque, segundo o corrdenador do evento, Orailson Pereira, o município fica na divisa de São Paulo com o Paraná e representa o marco zero do movimento dos tropeiros que, no século XVIII, contribuiu para o desenvolvimento do estado. Toda a rotina vivida pelos primeiros tropeiros é revivida pelos viajantes no evento.
Segundo o organizador do evento, Oraílson Pereira, o trajeto era percorrido pelas tropas que vinham do sul e traziam mercadorias para a feira de muares. “Ontem, 22 de maio, Dia Estadual do Tropeiro, um resgate da nossa cultura, a valorização da nossas tradições, do homem do campo e do turismo rural, e a oportunidade de mostrar a força da economia da agricultura no nosso estado”, completa.
A tropeada terminar em Sorocaba e no domingo (25), todos se reunirão no Largo do Divino para o encerramento da 48ª Semana do Tropeiro.
Participantes da tropeada devem chegar a Sorocaba (SP), no sábado (24) (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário