quinta-feira, 7 de agosto de 2014
Projeto de Fisioterapia Funcional é implantado pela 1ª vez em Sengés.
A Prefeitura de Sengés, através da Secretaria Municipal de Saúde implantou um novo projeto na área da Fisioterapia.
A Fisioterapia Funcional, mais dirigida às pessoas da Terceira Idade e que está sendo ministrada pela Fisioterapeuta Paola Caroline Pereira dos Santos no Centro de Convivência.
Nos anos anteriores já havia o projeto de Alongamento com uma Educadora Física e que já oferece bons resultados para homens e mulheres que frequentam o grupo da Terceira Idade.
Agora com esta Fisioterapia Funcional busca-se a atenção, o equilíbrio e a percepção de profundidade em tarefas e afazeres do dia a dia do idoso.
“Este projeto é algo muito importante que a prefeita Elietti e o vice-prefeito Brandão implantaram este ano, pois esta fisioterapia esta dentro de uma visão mais preventiva”, afirma Paola dos Santos.
Segundo a fisioterapeuta, a população de idosos vem crescendo a cada ano no Brasil e Sengés não é diferente e estes idosos necessitam de atividades funcionais e de qualidade relacionadas ao seu dia a dia. “Para eles serem funcionais precisamos trabalhar com exercícios que proporcionem lateralidade, boa coordenação motora e bom equilíbrio. Isso é função da Fisioterapia”, disse a fisioterapeuta.
Os exercícios ministrados pela fisioterapeuta são realizados em grupo ou em duplas que trabalham com bolas, bastões e utensílios caseiros, como caixas de leite longa vida, vassoura, baldes e tudo aquilo que pode ser aplicado na prática da atividade.
Na primeira semana que este projeto teve início, trinta (30) idosos participaram dos exercícios, “mas a frequência depende da disponibilidade deles quanto aos horários, mas a tendência é aumentar, pois já esta tendo um maior interesse da parte deles”, salientou Paola dos Santos.
O projeto da Fisioterapia Funcional acontece todas as quartas-feiras pela manhã ou à tarde dependendo da quantidade de pessoas.
Para Maria da Conceição Ferreira (73), “estes exercícios são simples e fáceis de fazer e com certeza vão me ajudar bastante nos afazeres domésticos”.
Outra idosa que aderiu ao projeto é Maria Rocha (70), “eu no início não sabia o que era e nem como se fazia, mas gostei e acho que é importante. Não é difícil, pois a gente que tem o cotidiano bastante movimentado não sente os exercícios. No passado eu já cheguei a quebrar um pé devido a falta de atenção, o que já este projeto faz com que a gente tenha, ou seja, a atenção em cada movimento, o equilíbrio”, destacou Maria Rocha.
“A qualidade de vida é o que desejamos aos nossos cidadãos e cidadãs de Sengés e estamos trabalhando para que isto chegue para todos”, disse a prefeita Elietti Jorge.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sengés dando um banho de Cidadania, e aqui em Itararé necas de pitibiriba!
ResponderExcluir