terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ESTRADA DA LUMBER : ESTRAGOS PROVOCADOS PELAS CHUVAS A TORNAM DEFINITIVAMENTE INVIÁVEL



Depois das chuvas que desabaram no município de Itararé nos dois primeiros meses deste ano, o prefeito Cesar Perucio esteve em cada local crítico para avaliar com sua equipe as formas de corrigí-los dentro de um orçamento diminuto, surpreendido com tanta queda de barreiras e destruição de pontes, cuja recuperação se torna uma maratona cheias de obstáculos e grandes investimentos.
Em cada local, o prefeito, engenheiros e equipe de obras faziam avaliações das formas mais econômicas, seguras e de menor custo para reatar os caminhos obstruídos.
Na estrada que corta a Serra da Lumber, a situação foi a mais trágica pois além de partes da estrada rolarem morro abaixo, ainda perdura um perigo constante que proíbe o trabalho no local, pois existe o eminente risco de desabamentos com pedras e terra que permanecem soltas pelas encostas e este quadro está presente em um longo trecho da estrada invadida por fendas ameaçadoras.
Esta estrada vicinal liga Itararé ao Bom Sucesso e possui duas ramificações, uma para o antigo Bairro da Lumber, hoje reduzido a 4 ou 5 casas e outro braço para a Mineração São Judas e o Bairro das Pacas.
Definitivamente o ramal para Lumber está condenado e a Prefeitura não tem condições de recuperá-lo, porém da Lumber existe uma estrada de ligação para o outro ramal que dá acesso ao Bom Sucesso ou Itararé, com segurança e pouca alteração de quilometragem.
Mesmo assim, o Prefeito Luiz Cesar Perucio já fez um pedido para que geólogos da Defesa Civil do Estado de São Paulo venham avaliar esta estrada para apresentarem pareceres e estudarem a possibilidade do Estado, em fazer investimentos em contenções na serra, para viabilizar a ligação entre os municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário