sexta-feira, 26 de março de 2010

PF fecha rádio clandestina e prende 4 em Itapetininga

A Polícia Federal de Sorocaba fechou duas rádios clandestinas e prendeu quatro pessoas em Itapetininga na operação denominada Araken, desencadeada ontem. Entre os presos está um funcionário da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que serviria de elo entre a rádio Nova Aurora FM e a Prefeitura. Os nomes dos presos não foi divulgado pela PF. Araken seria o apelido de um dos acusados.

Um total de sete pessoas devem ser indiciadas por exploração ilegal de atividades de telecomunicação e formação de quadrilha, conforme nota da PF. As investigações tiveram início no final de 2008 e a rádio Nova Aurora operava desde 2002. A intermediação do funcionário favoreceria a emissora e os acusados teriam colocado no ar outras estações clandestinas, ampliando as atividades de telecomunicação no município.

Conforme o que se apurou na investigação da PF, não se trata de uma rádio comunitária pois não havia nenhuma autorização do poder público e não se adequava a essa classificação tendo em vista a publicidade veiculada mediante pagamento. Além das prisões, a PF cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Sorocaba. Foram recolhidos equipamentos e documentos que serão analisados.

Duas emissoras foram tiradas do ar por agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Operando clandestinamente, o sinal de rádios pode interferir na recepção de aparelhos instalados em aviões, afetando o controle do tráfego aéreo e colocando em risco a vida de passageiros e tripulantes. Outro aspecto é a concorrência desleal, sem o pagamento de impostos.

Fora os sete investigados, há possibilidade de que mais pessoas pudessem participar da exploração ilegal das rádios. O secretário de Cultura e Turismo de Itapetininga, Fábio Regino Sacco, deve ser ouvido hoje na Delegacia da PF em Sorocaba. A reportagem entrou em contato ontem à tarde com a Prefeitura de Itapetininga para saber qual o envolvimento da secretaria com a rádio Nova Aurora.

O Departamento de Recursos Humanos, por meio da assessoria de imprensa, respondeu que assim como em outras instituições, não tem controle das atividades dos funcionários fora do horário de trabalho. No entanto, informou que a Administração Municipal está apurando o caso.

6 comentários:

  1. Itapetininga - [ 27/03 ]
    Secretário nega ligação de pasta com rádios
    Marcelo Roma
    Notícia publicada na edição de 27/03/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.


    Tamanho do texto (somente para monitor): Aumentar Diminuir Imprimir Enviar por e-mail O secretário de Cultura e Turismo de Itapetininga, Fábio Regino Sacco, negou envolvimento da sua pasta com duas rádios clandestinas fechadas quinta-feira pela Polícia Federal. Um funcionário da secretaria foi preso temporariamente com mais três pessoas que eram ligadas diretamente às emissoras.

    Sacco confirmou que o funcionário Benedito Luiz Machado é lotado na Secretaria de Cultura, mas ressaltou que não compactua com qualquer tipo de crime, seja a radiodifusão ilegal ou qualquer outro. Nós entendemos que as irregularidades devem ser apuradas e estamos adotandos as medidas cabíveis.

    A acusação da Polícia Federal contra o funcionário será analisada por uma Comissão de Sindicância da Prefeitura. O secretário foi ouvido ontem na Delegacia da PF em Sorocaba, como testemunha. Fui chamado para dar esclarecimentos e confirmar a situação já informada nos depoimentos dos indiciados.

    Sacco acredita que a reportagem publicada ontem no jornal Cruzeiro do Sul deu a entender que ele teria algum envolvimento com as rádios clandestinas. A reportagem porém não citou que havia acusação contra ele. A secretaria não mantinha qualquer contrato de publicidade com as emissoras, respondeu Sacco.

    O funcionário deve cumprir prisão temporária de cinco dias e voltar ao trabalho. Segundo o secretário, será dado o direito de defesa e em 30 dias deve sair o parecer da comissão. Se confirmada a acusação, será instaurado processo administrativo que pode resultar na exoneração do funcionário.

    ResponderExcluir
  2. É realmente esse secretario vive metido em confusão, acabamos de ficar sabendo pela radio que ele foi preso pela Policia Federal em mais uma varredura na cidade, mais agora, não em uma radio pirata, mais sim na propria Prefeitura
    que vergonha para os moradores dessa cidade conhecida como terra das escola!!! ..espero que não seja escola de bandidagem!

    ResponderExcluir
  3. E você, anônimo, se esconde por que? Qual seu medo? Conheço o secretário e pode ter certeza que ao contrário de você ele não se esconde e explicará tudo à imprensa. Quem não deve não teme, caro anôniomo bunda mole cagão e medroso...

    ResponderExcluir
  4. Defensor do Fabio Sacco... é amigão dele? O secretário vai explicar tudo...? Vair dizer que não sabia que a Prefeitura de Itapetininga contratou a Itapê Security, igual fez no caso da rádio clandestina fechada pela Polícia Federal? Então a Polícia Federal está errada, equivocada e o Fábio Sacco está certo, mais foi preso!!!
    A estratégia é sempre enganar a opinião pública, mas contra documentos não há argumento, portanto vamos dexiar o processo seguir...

    ResponderExcluir
  5. cuidado em quem vai votar podera ser seu inimigo no futuro, mas vamos a luta por defesas de funcionamento de radios comunitarias,a vitoria esta mais proximos que pensamos.

    ResponderExcluir
  6. anonima...........
    não sei porque tanta bla bla bla......
    sobre o assunto da radio e FABIO SACCO tudo vai ficar um BOSTÃO SÓ........rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir