terça-feira, 27 de julho de 2010

MÁRIO FUGLINI FARÁ ENCAMINHAMENTO DO LIXO ELETRÔNICO DE ITARARÉ



A Fuglipel, da propriedade do empresário Mário Lucio Fuglini, num gesto de cidadania, assumiu de forma cidadã, a aceitação do lixo eletrônico de Itararé para encaminhar a multinacional que dará a correta destinação a este descarte, que oferece eminente risco de saúde para a população.
Os resíduos eletrônicos aceitos pela Fuglipel são, em sua maioria, informáticos: computadores, monitores, teclados, mouse, dvds, filmadoras, máquinas fotográficas, hub, switches, roteadores; telefones, celulares, baterias, pilhas,no breaks, scanners, impressoras e webcams.
A Fuglipel não fará coleta. O interessado deve levar o descarte pretendido até a empresa, na Rua Santa Cruz, 20, no Bairro Velho, de 7 às 11 horas e de 13 as 17 horas de segunda à sexta feira, para depositá-lo num recipiente próprio, disponibilizado pela multinacional arrecadadora. Não trata-se de nenhuma forma de compra. Apenas organização responsável para se tirar este perigoso lixo de nossa cidade.
A estimativa é de que, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano.
Grande parte, certamente ocorre nos países ricos. Só a Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Mas o que a ONU alerta agora é para a explosão do fenômeno nos emergentes e a falta de capacidade para lidar com esse material, muitas vezes perigoso. Para Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma, Brasil, México, Índia e China serão os países mais afetados pelo lixo, enfrentando “crescentes danos ambientais e problemas de saúde pública”.
Em meio a críticas ao Brasil, por não contar com dados sobre o assunto, a ONU optou por fazer sua própria estimativa. O resultado foi preocupante..
Por ano, o Brasil abandona 96,8 mil toneladas métricas de PCs.
Em Itararé, o assunto já desperta muita preocupação.Com a aceleração da produção e do consumo de eletrônicos, o volume desse tipo de descarte cresce exponencialmente, deixando o planeta sem espaço para armazenamento e ainda menos capacidade de reciclagem. A julgar pela maneira como as coisas são hoje, as alternativas para resolver esse tipo de problema são insuficientes. Precisamos mudar.
Com esta decisão da Fuglipel, Itararé torna-se pioneira na região na organização para recolher o lixo eletrônico. Para obter mais informações sobre este assunto, utilize o fone (15)3532 4800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário