quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Casa de Apoio de Jaú é alento para pacientes de Itararé



O que dizer para uma pessoa que descobre que está doente e necessita passar por um tratamento e que este tratamento está disponível a mais de 200 quilômetros da sua cidade? O que dizer para uma pessoa que terá que enfrentar horas de estrada, estando com o seu emocional e o psicológico abatido pela notícia de que possui um câncer e que ao chegar ao hospital de Jaú, terá que enfrentar uma fila para pegar senha e esperar ser atendida horas mais tarde e enquanto espera terá que ficar na praça em frente ao hospital, privada de banheiro ou de um local para sua alimentação?
Pois, toda esta realidade e incerteza daquilo que as aguardava deixou de existir desde que a administração “Construindo uma Nova Cidade” e o prefeito Luiz Cesar Perucio assumiu a administração municipal.
Como promessa de campanha, o prefeito Cesar Perucio cumpriu o que havia dito e instalou uma Casa de Apoio aos pacientes que necessitam de tratamento no Hospital do Câncer em Jaú.
A Prefeitura Municipal em parceria com o VICC, mantém esta casa mensalmente e todos os pacientes e seus acompanhantes recebem café da manhã, almoço e janta, além de terem um quarto para o seu descanso, enquanto aguardam o seu atendimento no hospital.
Na última quarta-feira (27), o prefeito Cesar Perucio esteve pessoalmente com a presidente do VICC, Mara Galvão Pinheiro e a vice-presidente, Júlia Tereza Holtz para verificar de perto as novas instalações. Os pacientes de Itararé passaram a ser recebidos em uma casa maior e com muito mais espaço, ficando apenas a dois quarteirões do hospital.
Regina do Rocio Novaes(54), auxiliar administrativa e que estava acompanhando uma paciente fez questão de falar da importância que representa esta casa para os pacientes de Jaú. “É a segunda vez que venho para Jaú acompanhando uma paciente e eu sempre quis agradecer pessoalmente ao prefeito Cesar por esta iniciativa. Isto aqui é uma maravilha. Ao chegar às 04h30 da madrugada somos recebidos com um café da manhã, temos banheiros limpos e camas confortáveis para descansar da longa viajem, além de um almoço com comida farta e caseira e um jantar sempre saboroso. Isto é o que faltava para estes pacientes que já vêm para Jaú debilitados e emocionalmente abalados. Isto precisa ser muito divulgado, pois só quem precisa sabe dar o valor”, diz emocionada e agradecida.
“Hoje, a Prefeitura Municipal de Itararé é a única das 96 cidades que fazem parte da FEBEC (Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer) e que possui uma Casa de Apoio”. Quem afirma isto é o Diretor de Relações Institucionais da FEBEC, Eduardo Nadalet.
Para o prefeito Luiz Cesar Perucio, “não há preço que pague o fato das pessoas de Itararé estarem sendo bem recebidas e amparadas num momento tão difícil. Não dava mais para aguentar vê-las sentadas em praça pública ou diante do hospital aguardando serem atendidas. É por isso que faço questão de vir pessoalmente até Jaú verificar o tratamento que estão recebendo e se Deus quiser estaremos sempre mantendo esta e quem sabe, abrir mais Casas de Apoio em outras cidades”, concluiu Cesar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário