quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Prefeitura inclui peixe na merenda escolar


Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Educação juntamente com as nutricionistas municipais, Gislene Ribeiro Silva de Sá e Mariah N. Ghizzi Pereira estavam planejando incluir peixe na alimentação das crianças que frequentam as escolas da rede municipal e estadual em Itararé.
Em agosto deste ano a inclusão foi iniciada e passou-se a servir todas as quartas-feiras, arroz, feijão carioca, ensopado de filé de cação com legumes e suco de fruta. “Durante todo este período, de agosto até novembro, foi analisado e pesquisado junto às crianças a aceitação ou não do peixe e qual a sua melhor apresentação para que fosse melhor apreciado”, diz Gislene.
E as crianças adoraram a iniciativa; prova disso é o depoimento de Kauane Aparecida Ribeiro de Oliveira e Caroline Ramos de Oliveira, ambas com 10 anos e que estudam na 4ª série-2 da E.M. Maria de Jesus Klocker Camargo na Vila Novo Horizonte, que dizem “adorar peixe”.
Segundo a nutricionista Gislene, a aceitação do peixe na alimentação escolar é ótima, “as crianças fazem fila e repetem o prato por diversas vezes”, afirma.
No Brasil, dentre os consumidores de peixes, as crianças são aquelas que apresentam o menor consumo, necessitando de maior trabalho de educação nutricional para estimular o consumo.
O peixe é conhecido pelo seu alto valor nutricional; dentre seus constituintes destacam-se o elevado teor proteico que contribui para formação corporal; baixo teor de gordura, além de ser uma gordura saudável por conter ômega-3 que contribui para a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares; sais minerais como cálcio presente na formação de ossos e dentes; fósforo, fundamental nas funções cerebrais; ferro, para a formação das hemoglobinas; flúor, na manutenção dos dentes e vitaminas A, D e complexo B.
O trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria municipal de Educação e principalmente pela pessoa do prefeito Luiz Cesar Perucio é motivo de satisfação em toda a rede escolar, pois segundo a própria nutricionista Gislene ela já trabalhou também nas administrações anteriores e naquela época não havia a preocupação de oferecer tanta variedade de alimentos com qualidade para as crianças. “Hoje elas tem o que existe de melhor e com muita fartura e tudo isto se deve a sensibilidade e boa vontade do prefeito Cesar Perucio que sempre diz que todos, do mais simples ao mais importante devem ser tratados com igualdade”, finalizou Gislene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário