quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Prefeitura manterá o feriado da “Consciência Negra” como forma de homenagear

A Prefeitura Municipal de Itararé decidiu manter o feriado do dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra” porque entende que há a necessidade de homenagear de alguma forma muitos dos descendentes afros que ajudaram a construir o nosso País.
Este feriado foi decretado ainda na administração passada e aprovado por unanimidade pelos vereadores da época. Na época viu-se a necessidade de decretar como feriado o dia 20 de novembro, pois além de Itararé, muitas outras cidades e capitais do Brasil tomaram esta decisão. É inegável a participação do negro em nossa cultura e na nossa sociedade. Muitos navios negreiros desembarcaram no Brasil na época do Império trazendo milhares de negros para o trabalho pesado nas lavouras de cana-de-açúcar. E aos poucos, estes mesmos escravos negros foram introduzindo sua cultura e seus costumes também entre os brancos. Hoje temos a feijoada como um dos pratos tradicionais de nosso país, a música e o rítmo do samba, da capoeira e de tantas outras manifestações culturais trazidas por eles que fica impossível não homenagear este povo que tanto contribuiu e ainda contribui para o crescimento do nosso País. É difícil dizer hoje, se uma pessoa é 100% branca, pois a miscigenação entre negros, brancos e índios foi muito grande e o Brasil só tem a agradecer a este fato, pois é isto que propicia a riqueza cultural e harmonia entre os povos.
Segundo a administração municipal, vários pedidos foram feitos para que o feriado deixasse de existir, mas o prefeito Cesar Perucio sempre procurou ouvir a vontade do povo, “e hoje a vontade da maioria do povo é a de que este feriado continue”, afirma o prefeito. “Quando a maioria da população desejar que o feriado deixe de existir e que seja apenas feito alguma comemoração artística ou cultural, poderemos rever a nossa decisão, mas isto deverá partir do povo em primeiro lugar para depois políticos e empresários tomarem a sua decisão, pois para mim, a vontade do povo e da maioria ainda é mais importante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário