segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

MEMORÁVEL TREM DE FERRO ENTRA NAS TELAS, EM PIRATUBA, DIA 11 DE FEVEREIRO


Será lançado no próximo dia 11 (Fev. 2011) o documentário “Memorável Trem de Ferro”, retratando a história da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande, primeira ferrovia a interligar duas regiões do país, e cuja construção deflagrou a Guerra do Contestado no oeste do Paraná e Santa Catarina, em grande parte motivada pela expulsão dos antigos posseiros para dar lugar à concessão de vastas áreas de terra ao Trust Farquhar e às oligarquias estaduais.
Informações sobre o documentário, além de centenas de fotografias das filmagens, estão disponíveis em sua página no Orkut,
“Memorável Trem de Ferro é um documentário etnográfico que conta a história da construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande, a “Ferrovia do Contestado”. Relata com fidelidade as etapas dessa mo-numental obra que em 2010 completou cem anos de execução.
Uma emocionante bio-grafia de lutas e confrontos popula-res onde o amor a nova terra trouxe progresso anunciado pela chegada de descendentes de italianos, ca-boclos e alemães. De Itararé - SP até Santa Maria -RS e Uruguai”.
Uma obra do cineasta Er-noy Mattiello com Co-produção de Vilmar Miguel Sartori. Itararé deverá ter tambem uma exibição especial de lançamento, em muito breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário