sexta-feira, 3 de junho de 2011
RodoNorte já aplicou na rodovia mais de 600 mil pneus velhos entre Itararé e Ponta Grossa
A reciclagem do asfalto que é substituído nas rodovias e a adição de borracha extraída de pneus descartados estão contribuindo para a redução do impacto ambiental nas obras rodoviárias e reaproveitando milhares de pneus inservíveis. As técnicas de reciclagem do pavimento e aproveitamento de borracha neste processo já fez da concessionária CCR RodoNorte, no Paraná, a empresa que mais utilizou a técnica na América Latina, em mais de 600 quilômetros. O investimento em reciclagem do asfalto e seu enriquecimento com borracha já somaram investimentos superiores a R$ 290 milhões.
Isso quer dizer que nos trechos entre Apucarana e Curitiba e Ponta Grossa a Jaguariaíva, administrados pela empresa, praticamente toda a estrada já foi reconstruída com a técnica. Neste processo, a enorme máquina rasga o pavimento da rodovia e imediatamente o mistura com pó de pedra e cimento. Tudo é processado na barriga do gigante de ferro e é depositado novamente no solo, onde vai servir de base para um novo asfalto – o asfalto ecológico, que está impedindo que milhões de toneladas de pavimento extraído das rodovias poluam a natureza em bota-foras, pois é reutilizado no próprio local.
Como novo bônus ambiental do processo, a redução das agressões ao meio ambiente é também acrescida pela ausência de deslocamento de caminhões para transportar esse resíduo. O mesmo acontece com o material que deixa de ser transportado para o local a fim de substituir o material antigo – impedindo emissões de CO2. Também impede-se que uma nova jazida seja explorada para retirada de novas matérias-primas.
A adição de borracha a uma nova camada de asfalto é uma segunda etapa do processo de pavimentação. Até hoje, a concessionária já consumiu aproximadamente a borracha extraída de 600 mil pneus que haviam sido inutilizados. A engenharia comprovou que a adição deste material diminui o ruído da viagem, aumenta a segurança na rodagem e proporciona a redução do spray de água em caso de chuva.
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