terça-feira, 19 de julho de 2011

O MEU LIXO DEVE SER TAMBÉM DE SUA RESPONSABILIDADE

O MEU LIXO DEVE SER TAMBÉM DE SUA RESPONSABILIDADE
Enquanto a população não se mobilizar em ser também um agente fiscalizador, denunciando os maus cidadãos que insistem em emporcalhar a cidade, contribuindo para a destruição do meio ambiente, a situação não vai mudar.
A surpreendente quantidade de lixo depositada nas ruas da cidade preocupa a Administração Municipal e põe em alerta os órgãos de defesa do Meio Ambiente e de Saúde Pública.
É certo que boa parte da população tem sua parcela de responsabilidade nesta situação pois a falta de conscientização desses que ainda insistem com esta prática, contribui para a depreciação de sua rua ou bairro, e ainda permite o aparecimento de pragas características de locais insalubres, como ratos, moscas, baratas, entre outros que transmitem doenças e vulnerabiliza a população.
A preocupação da Prefeitura com a coleta do lixo residencial é uma constante. Diariamente três caminhões percorrem as ruas das 7hs30 a 1hs00, num total de 18 horas por dia para manter a cidade limpa, coletando aproximadamente 50 toneladas de lixo, e duas vezes por semana atende aos bairros rurais, o que não justifica os depósitos clandestinos que hoje existem.
Após grande esforço da atual Administração em rapidamente construir o novo aterro sanitário, pôs fim a um problema de décadas que era o destino do lixo e também uma exigência da CETESB. O antigo lixão além de estar saturado e não contar com normas exigidas, todos sabem que era um crime diariamente praticado contra o meio ambiente.
Problemas de logística resolvido, aparecem outros novos. Pessoas totalmente desinformadas ou maldosas, sem noção do mal que causam a população e ao meio ambiente, fazem de nossas ruas verdadeiros depósitos clandestinos. É difícil enumerar os locais que são usados como desova de lixos residenciais, animais mortos, móveis velhos, pneus, etc.., pois ocorre em todos os bairros da cidade. A estrada que vai para o aeroporto, Rua das Flores, estrada que vai para o Bairro do Rodeio nas proximidades do Jardim São Pedro, nas proximidades do Jardim Bequinha, na Rodovia SP 259 Estrada de terra que vai para Itaberá e na Rua Mário Lobo Ribeiro- Vila Tonico Adolfo, são alguns dos locais preferidos para a desova.
É importante que todos nós, enquanto cidadãos, tenhamos a consciência que o lixo de meu vizinho deve ser também de minha responsabilidade. O destino que ele dará a este, poderá contribuir para a destruição de meu habitat e por isso devemos denunciar.
Vamos fazer a nossa parte. Liguem anonimamente para os telefones 3532.8000, setor de fiscalização municipal ou 199, Guarda municipal, ambos com plantão 24 horas e denunciem.
Ter uma cidade limpa além de bonita é saudável para se viver.

Um comentário:

  1. A PROPRIA PREFEITURA NÃO DA EXEMPLO, JOGA LIXO NO TERRENO EM FRENTE A APAE, DO LADO DA OFICINA DA PREFEITURA E PÕE FOGO AINDA. E NINGUEM FAZ NADA.
    QUANTO AO LIXO DAS RUAS O POVO SIM DEVERIA SE CONSCIENTIZAR E NÃO JOGAR, MAS TAMBÉM PAGAMOS IMPOSTOS PARA QUE A PREFEITURA LIMPE.

    ResponderExcluir