segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ITARARÉ REALIZA A VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL



Na última terça-feira (19), no Clube Atlético Fronteira ocorreu a VII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “CONSOLIDAR O SUAS E VALORIZAR SEUS TRABALHADORES”, realizada pela Prefeitura Municipal de Itararé e o Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Participaram do evento 128 pessoas entre sociedade civil, poder público e conselheiros.
Composta a mesa das autoridades com a presença do palestrante Renato Saidel Coelho, Conselheiro Nacional de Assistência Social; Luciana Perucio Silva de Oliveira, Secretária Municipal de Assistência Social; Anne Karine Demétrio Damielewski, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Filipe Martins dos Santos, representante da Secretaria Executiva Municipal de Assistência Social; deu-se início aos trabalhos, onde a estudante Maria Eduarda Machado (08 anos) cantou o Hino Nacional e o coral formado pelas crianças do PETI e adolescentes do Programa Ação Jovem abrilhantaram o evento.
A presidente do CMAS, Anne Karine, fez uso da palavra agradecendo a presença de todos e abrindo a VII Conferência Municipal de Assistência Social, lembrando que no dia 08 de Julho de 2011 a Presidenta Dilma Roussef sancionou a Lei do Sistema Único de Assistência Social – SUAS – legitimando às ações da Política Pública de Assistência Social. Lembrou ainda que o atual Conselho assumiu suas atribuições em 2010 e desde então realizou adequações necessárias para o andamento da Política Municipal de Assistência Social, como alterações no Regimento Interno do Conselho, com um item importantíssimo que foi a representatividade dos usuários da Política de Assistência Social no referido Conselho, hoje representada pelo “Movimento das Mulheres do CRAS Novo Horizonte” na presença da Sra. Maria Isabel de Almeida Santos; e a representatividade dos Trabalhadores da Área.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Luciana Perucio Silva de Oliveira, salientou a importância das Conferências como espaço aberto para a sociedade civil e poder público discutirem e deliberarem sobre a Política Municipal de Assistência Social. “A Lei é nova e este tipo de evento contribui para que os programas de política pública se desenvolvam dentro daquilo que ela exige, o que não dá mais é achar que a Assistência Social ainda é a velha política de assistencialismo ou caridade”. Salientando ainda que a nova Lei veio para definir o que é a Política de Assistência Social e quem ela atende. Agradeceu a toda sua equipe de trabalho, e salientou o total apoio que recebe do Prefeito Luiz Cesar Perucio, o qual facilita as ações pela abertura que dá ao seu secretariado e pelo real envolvimento com o Social.
Para o palestrante e Conselheiro Nacional de Assistência Social a oportunidade de poder estar no município novamente foi muito gratificante, visto que percebe a seriedade e comprometimento da Secretária e de toda a equipe com a Política de Assistência Social; lembrou que sua agenda desde o início do ano estava tomada, mas que comparecer ao evento em Itararé era um compromisso firmado e hoje representava o Conselho Nacional de Assistência Social. Durante sua colocação explanou sobre os temas a serem discutidos nos eixos de debate, salientando a importância das Conferências nas deliberações a serem propostas nas três esferas de governo. A equipe de Itararé foi bastante elogiada por Saidel “eles estão comprometidos com a causa e só erra quem deseja acertar”, finalizou o conselheiro.
Ao longo do dia foram discutidas e aprovadas propostas para o direcionamento da Política de Assistência Social, em especial no que se refere às ações municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário