quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pelé é homenageado com busto em Libreville, sede da final da Copa Africana


O Rei abraçou e beijou a estátua que o homenageia
Pelé inaugurou com grande pompa nesta quinta-feira um busto em sua homenagem no estádio da Amizade de Libreville, no Gabão, que será a sede no domingo da final da Copa Africana de Nações-2012.
Acompanhado pelo presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, Edson Arantes do Nascimento abraçou o busto na presença de quase todos os integrantes do governo do Gabão e uma multidão de jornalistas. Durante a inauguração, Ali Bongo ressaltou "o imenso talento" de Pelé.
Logo depois, em uma rápida entrevista coletiva, Pelé brincou a respeito das chances de um novo Pelé nascer. "Ver nascer um novo Pelé será difícil. Haverá talvez um melhor do que o Pelé, um semelhante a Pelé, mais um novo Pelé, é impossível. Meu pai e minha mãe fecharam a fábrica!", disse o tricampeão mundial (1958, 1962, 1970).
Pelé também lembrou a sua viagem à África, com uma passagem pelo Gabão, em 1967 com o Santos. "Havia uma guerra civil na região", declarou Pelé. "Nos disseram: 'Vocês não podem ir para lá, há uma guerra. É preciso ser louco.' Nós paramos em Dacar e tínhamos que jogar aqui (Libreville) e em Kinshasa. O pai do presidente (Ali Bongo) era o presidente na época (Omar Bongo). Ele disse: 'Nós vamos parar a guerra porque queremos ver Pelé.' O presidente parou a guerra. Foi fantástico, Eles pararam, nós viemos e saímos. Não posso esquecer isso", acrescentou o Rei.
O Santos e Pelé realizaram uma viagem pela África passando pelo Gabão (vitória por 4 a 0) e pelo Zaire, atual República Democrática do Congo (3 a 2), em junho de 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário