terça-feira, 3 de abril de 2012

O SÁBIO CONSELHO DE DOM MAURO MORELLI



Perdeu uma grande oportunidade de aprender sobre nossas disciplinas alimenta-res, que não atendeu o convite da ETEC para o seminário técnico de nutrição e dietética, realizado na manhá do último sábado no prédio da escola e que contou com a presença do experiente bispo emérito Dom Mauro Morelli (77), presidente do CONSEA-MG e coordenador do CTSANS-MG; fundador do Instituto Harpia Harpyia e que com Betinho e Zilda Arns iniciaram o maior movimento social do Brasil.
Na sua palestra extraímos esta lição de vida que colocamos para reflexão desta semana:...”O milagre da vida acontece pela ação desenvolvida por quatro pares de mãos.
*A Mão de Deus que nos protege constante-mente como frutos de sua criação. A mão do médico que desenvolve a ciência coloca-da ao serviço da continuação da vida. A mão dos semelhantes que manifestam com sua solidariedade o reforço de nossa auto estima na busca de mais vida e finalmente as nossas próprias mãos, que levam o alimento até a nossa boca e que assim conduzem nutrientes ou venenos para que decidamos quanto mais queremos viver. Conhecer este assunto faz parte de um direito humano na busca de uma alimentação saudável e vida maior.
Dom Morelli numa explanação de pou-co mais de uma hora, deixou hipnotizado um auditório lotado que devorou voraz todas as gotas vertentes de suas explanações.
Além da lição para os hábitos alimentares o religioso que se afirma bispo sem diocese e missionário por convicção, nos deu outras perólas que anotamos:*Não esqueçam que os bois são vegetarianos.*A informação sem discernimento nos torna em idiotas bem informados.* Derrubar um governo é fácil di-ficil e colocar seu povo novamente em pé. *Este é o tempo. Quem se refere ao “meu tempo”, assumiu-se um fantasma.

SEMINÁRIO DO CURSO TÉCNICO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DA ETEC
Neste dia 31 de março, no auditório da ETEC aconteceu com intensa participação o Seminário - Curso Técnico de nutrição e dietética das 8 às 12 hs.
Com o acolhimento dos participantes pela diretora da escola, Maria Luiza Cortes Cavazzoti e Carolina - Coordenadora do Curso, incialmente ocorreu uma explanação do Sr. José Roberto Ferraz (Tigrinho), presidente da COAFAI - Cooperativa dos Agricultores de Itararé que detalhou o trabalho intenso e bem sucedido da agricultura familiar de Itararé com mais de 250 cooperados, produzindo mais de 45 produtos e atendendo a merenda escolar de Itararé e outros municipios com uma Usina de leite e intensa produção de legumes, verduras, mel, rapadura, frutas, mandioca, batata atingindo um montante de R$700 mil reais para divisão entre cooperados no ano e servindo um produto de excelência com qualidade e sem agrotóxicos.Uma palestra de Dom Mauro Morelli tratou do tema Direito humano é uma alimentação saudável (leia + na pag. 4) e após um intervalo para um lanche oferecido a todos, apresentou-se o nosso Coral do Conservatório e do Maestro Gorski.
O evento foi concluido após o meio dia após a apresentação da Rede Sans- Unesp de Botucatu pela Dra. Maria Rita e os agradecimentos dos promotores pela intensa participação registrada e a plena interação de todos os participantes. Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário