segunda-feira, 31 de março de 2014

HOJE 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964

Para os artistas da época pressionado pela censura estatal sobraram verdadeiros gritos de socorro. Esta música disfarça o grito mas o poem inteiro. Este morro na época chamava-se Brasil. Opinião Nara Leão Podem me prender, podem me bater Podem até deixar-me sem comer Que eu não mudo de opinião. Daqui do morro eu não saio não, daqui do morro eu não saio não. Se não tem àgua, eu furo um poço Se não tem carne, eu compro um osso e ponho na sopa E deixo andar, deixo andar Fale de mim quem quiser falar Aqui eu não pago aluguel Se eu morrer amanhã, seu doutor Estou pertinho do céu Podem me prender, podem me bater Podem até deixar-me sem comer Que eu não mudo de opinião Daqui do morro eu não saio não, daqui do morro eu não saio não... Podem me prender , podem me bater, que eu não mudo de opinião, que eu não mudo de opinião...

4 comentários:

  1. O golpe de 64 e a ditadura militar foram um retrocesso para o Brasil e com o custo de vidas de jovens barbaramente torturados e assassinados.

    Em Itararé tivemos jovens que foram presos e torturados por se oporem ao regime de exceção. E havia também gente que apoiava a barbárie. Dois professores do então Instituto de Educação Epaminondas Lobo, que eram reacionários e admiradores da ditadura chegaram a delatar alunos que foram presos e torturados.

    Infelizmente, esses professores dão seus nomes a duas escolas públicas, uma estadual e a outra municipal, o que é lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, o que relata é interessante e oportuno.Pode me dar on line nome dos professores e alguns alunos delatados para abrirmos importante matéria?

      Excluir
  2. Oportunamente relatarei a você, porquanto é importante para a História de Itararé, de S Paulo e do país. Foram tempos duros e nem todos se curvaram, mas muitos foram subservientes, como esses professores. É preciso reescrevermos a história para que não se repitam essas barbaridades.
    Já posso lhe adiantar que a delação e as prisões ocorreram em 1.970, auge da ditadura, em pleno período Médici.

    ResponderExcluir
  3. MUDE O NOME DA SUA ESCOLA
    Ditadura nunca mais

    O site ditaduranuncamais,cnte.org.br é colaborativo e foi criado para destacar o retrocesso na educação brasileira e lembrar os trabalhadores perseguidos por um regime que cassou direitos individuais, coletivos e políticos, abusou da integridade física e psíquica de milhares de pessoas, impôs ideologias conservadoras à sociedade, perseguiu, prendeu, torturou, exilou e matou cidadãos e cidadãs, cujos crimes (muitos deles) ainda carecem de elucidação e/ou reconhecimento por parte do Estado.

    Por aqui também começa um amplo movimento de mudança de nomes de escolas que homenageiam agentes patrocinadores do Golpe e os ditadores de plantão. A ideia é propor projetos de iniciativa popular às Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores, após a realização de amplo debate com a comunidade escolar, a fim de legitimar o pleito.

    ResponderExcluir