quarta-feira, 27 de maio de 2015

Justiça restabelece autoria de “As Mocinhas da Cidade”

Maior clássico da música paranaense, a canção As Mocinhas da Cidade foi “resgatada” por uma decisão judicial pela família Graciano, herdeira do espólio da obra da dupla Nhô Belarmino & Nhá Gabriela que fez sucesso no pais inteiro entre as décadas de 1940 e 1980. A canção havia sido usurpada há cerca de dez anos pela banda baiana de forró Arriba Saia. Com o nome de “Enche Bailão”, a canção teve a letra original de Salvador Graciano (nome real do Nhô Belarmino) alterada e foi editada como sendo de autoria de Roney Brasil líder da banda de forró. “As pessoas viajaram para o Nordeste e ouviram e me ligavam. Este pessoal simplesmente pegou a música do meu pai, modificou a letra colocando alguns versos de mau gosto. E fizeram muito sucesso”, conta Graciano. “Em parte, tinha um lado benéfico, pois fez o povo cantar novamente a música. Se eles tivessem me procurado, eu teria autorizado com prazer como fiz nas outras diversas gravações da música”, observa. “Mas não foi isso que aconteceu, eles omitiram a autoria do meu pai e isso é inaceitável, ainda mais uma música como essa que não é pertence só ao Nhô Belarmino, o aos seus herdeiros, mas ao estado inteiro”, concluiu. Em 2007, o advogado José Alexandre Saraiva entrou com uma ação na 20ª Vara Cível de Curitiba e conseguiu uma decisão liminar que impedia o grupo baiano de continuar tocando a música e a gravadoras a retirar os CDs que contêm a música de todas as lojas e rádios. Depois de nove anos de tramites processuais, na última segunda-feira (25/05) saiu a a sentença definitiva da ação condenando o Roney Brasil a pagar uma indenização por danos morais à família Graciano. “Serve para restabelecer uma relação de respeito que deve existir no mercado musical. Meu pai me ensinou que música é um trabalho sério como qualquer outro e é preciso ser feito com responsabilidade”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário