terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Cidade do interior de SP não registra nenhum caso de dengue em 23 anos Frio faz com que Bom Sucesso de Itararé seja 'imune' ao Aedes aegypti.

Cidade do interior de SP não registra nenhum caso de dengue em 23 anos Frio faz com que Bom Sucesso de Itararé seja 'imune' ao Aedes aegypti.
Temperatura média vai até 22°C enquanto no estado é 24°C, diz Ciagro. O frio e a altitude são responsáveis por fazer de Bom Sucesso de Itararé (SP) uma cidade “imune” à dengue, à chikungunya e ao zika vírus. Em 23 anos de fundação, o município nunca registrou algum caso das doenças e é uma das nove cidades do estado livre do mosquito, afirma a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) (veja no vídeo acima a situação da dengue em Itararé). A temperatura média varia entre 18,1°C a 22,5°C enquanto no resto do estado está em torno ou acima de 24°C, aponta o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). “Entre outros municípios do Vale do Ribeira, o clima é um fator predominante. A gente tem a altitude e uma temperatura um pouco mais fria”, conta o encarregado regional da Sucen, Paulo Ribeiro da Silva. O município fica a 350 quilômetros da capital paulista e está situado a 900 metros acima do nível do mar, de acordo com a prefeitura. Bom Sucesso de Itararé tem 3,8 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da falta de registro do mosquito, a cidade não pode se descuidar, alerta o borracheiro Valter José Martins. Ele tem uma borracharia no Centro, local considerado de risco pelos agentes de saúde da cidade devido aos objetos que possam acumular água. “A primeira coisa que faço de manhã depois de uma chuva é ver se tem água parada”, conta. Além disso, no município são realizados mutirões de recolhimento de entulho. Um caminhão da prefeitura leva objetos que possam acumular água e que também atrapalham o dia a dia dos moradores. segundo o secretário de Saúde Silvio Rodrigues dos Santos, o gasto anual com o trabalho é baixo e o segredo é a participação dos moradores. “A população tem ajudado muito, facilitando a entrada das equipes”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário