sexta-feira, 4 de agosto de 2017

No dia do padre, homenageamos os construtores da Matriz

Em 1950, um sacerdote jovem chegava a Itararé, nomeado pelo bispo de Sorocaba Dom José Carlos de Aguirre para assumir a nossa paroquia. Padre Teotônio do Reis e Cunha era garboso, altivo, excelente orador de voz firme e convencedora e encontrou na cidade uma igreja matriz tímida, pequena e ultrapassada. De pronto e com incrível vigor recorreu a renomado engenheiro paulista da época disposto a capitanear a construção de um templo portentoso a quem encomendou arrojada planta. Demolida a velha igreja, implantou a sede da paróquia na capela de São Pedro, recém construída e começou a desenvolver a nova construção diante da Praça Cel Jordão. A igreja acabou sendo inaugurada na década de 60 sem reboco nas paredes e sem sua torre. Logo em seguida o Padre Teôtonio foi transferido para a cidade de Tatui onde viveu até o seu falecimento.
Em 2007, a paróquia de Itararé hoje incluída na Diocese de Itapeva, já era cuidada pela ordem estigmatina, quando recebeu um novo padre que chegou para ajudar o Pároco. Jovem com apenas um ano de ordenação, Padre Jiucinei Vandes de Jesus Cambui, trouxe consigo uma garra semelhante ou mais arrojada que a do então saudoso Padre Teotônio. Em 2008 já se tornava o Pároco de Itararé e com destemor invejável assumiu a tarefa de concluir a obra inacabada. Em 2011 deu inicio a obra da Torre e a manutenção e reparos da edificação da matriz que já estava bastante carente. Numa campanha inicial obteve por doação um sino, um relógio e R$ 110 mil com o que deu inicio a tarefa. Contratou uma equipe de 10 pessoas que trabalham intensamente nestes 6 anos e vem dando a Igreja Matriz o título de maior e mais bonita igreja do interior paulista. Sem favor nenhum, hoje a Torre que se iguala a um prédio de 10 andares e com um custo que ultrapassa longe a casa R$ 1 milhão de reais esta edificada e é orgulho e referencia a todos nós.
Do piso ao topo da cruz, a torre tem 50 metros de altura. A obra tem pavimento térreo e mais de sete pisos, incluindo três mezaninos. Mais de 132 degraus da terra ao céu. Na parte externa da torre pode ser visto o mirante, relógio com 4 faces e feito com uma tecnologia digital totalmente idealizada e realizada por pessoa da cidade e no campanário (conjunto de sinos) que obedecem rigoroso comando digital coligado ao relógio, tangem em horário programado em bela sinfonia. Além o topo do cone, e topo da cruz e uma caixa d’água com capacidade para 20 mil litros, exigência do Corpo de Bombeiros.
A torre tem uma utilidade, ela não é só estética. Na sua base tem uma sala de 6m por 6m, além disso, várias outras salas que são utilizadas pela igreja. Teotonio e Ney nunca se falaram, pois nunca se encontraram, ainda que antes de morrer, Teotonio soube que a torre da sua matriz de Itararé estava sendo levantada. O Padre Ney, um fenômeno destes que a gente vê uma ou duas vezes na vida, (como experimentou Itararé), é um dinâmico construtor. Haja visto as inteligentes mudanças e reativações que vem empregando na nossa Igreja principal, com nova capela do Santíssimo, novo batistério e sacristia e em breve o maior Centro Comunitário da região e a Loja Gospel nos anexos. Mas, a garra do jovem Padre de 41 anos é muito maior. Paralelamente construiu uma Casa Paroquial digna aos religiosos da cidade e edificou outras importantes igrejas como a de N.S.Aparecida e recuperou as demais capelas da cidade. Com 10 anos a frente da paróquia, Padre Ney já se aproxima do período que o Padre Teotônio foi nosso Guia espiritual e ambos detém o título de padres que mais tempo permaneceram em Itararé. Que Deus abençõe estes sacerdotes determinados que legaram marco tão histórico a nossa história católica local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário