quarta-feira, 4 de julho de 2018

Ato cívico no Dia da Revolução Constitucionalista


Evento será realizado no Parque Ecológico da Barreira, às 9h
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio das Coordenadorias Municipais de Cultura e Turismo, realizará, na segunda-feira (09), um ato cívico em alusão ao Dia da Revolução Constitucionalista.
O evento contará com a presença do Tiro de Guerra, Guarda Mirim Municipal e do grupo 'Legião de 32', que realizará uma exposição de fotografias e artefatos do período no local.
A comemoração acontecerá em frente ao Monumento ao Soldado Constitucionalista, no Parque Ecológico da Barreira, local considerado palco principal da revolução, às 9h. A entrada é gratuita.
Dia da Revolução Constitucionalista - O dia 9 de Julho é a data magna do Estado de São Paulo. A data foi instituída em alusão ao dia em que o povo foi às armas a fim de lutar pelo regime democrático no país, visando a derrubada do governo do presidente Getúlio Vargas e, deflagrando, assim, a Revolução Constitucionalista de 1932.

2 comentários:

  1. Mentira histórica inventada pelos derrotados de 30. O que houve, como da tradição brasileira, foi um golpe dos paulistas contra Vargas que havia conduzido forte movimento que derrubou W. Luís, presidente considerado paulista (ainda que tenha nascido no R Janeiro).
    Uma mentira repetida muitas vezes acaba tomando ares de verdade, como dizia Goebbels.

    ResponderExcluir
  2. O nome correto é golpe. O que houve em 1932 foi uma tentativa de golpe contra o governo de Vargas, este sim, levado ao poder por uma Revolução. O golpe de 32, com a derrota da plutocracia paulista, desencadeia todos os golpes seguintes: 1945, 1954, 1955, 1961, 1964, 1968 e, finalmente, 2016. Todos, sempre com a condução da elite de S Paulo.

    ResponderExcluir