segunda-feira, 10 de junho de 2019

Exposição Revolução constitucionalista de 1932 em Itapeva

Exposição Revolução constitucionalista de 1932 em Itapeva

O Grupo Histórico Legião de 32 promove em Itapeva, a partir desta segunda feira (10) até 15 de junho, a II Semana de 32. Palestras, exposições, expedições e condecorações são previstas na programação. O objetivo do grupo é preservar as memórias da Revolução, que teve a região sul paulista como um dos pontos principais.


Segundo os organizadores, estão confirmadas as palestras de Eric Apolinário, autor de “Inverno Escarlate – Vida e Morte nas Trincheiras do Front Leste”, Eduardo César, neto de cabo do Exército, que lutou ao lado dos combatentes paulistas e o escritor e jornalista Luiz Octávio de Lima, autor de “1932. São Paulo em Chamas”.
Neste dia 10, às 8 hs, aconteceu a abertura oficial da exposição com a presença de estudantes e poucas autoridades, incluindo apenas o vereador Rodrigo Tassinari, o assessor municipal Flávio representando o prefeito Cavani, autoridades militares, o Coordenador de Cultura da cidade de Itararé, Alisson Rivelli, jornalista Helio Porto e professores, bem como diretores da Ong Sala Verde, lideradas pelo Paulo Roberto Oliveira (Saponga).

                                                                                                                                   Apos a cerimônia de abertura, ocorreu a primeira  palestra com o advogado e ex policial militar, Dr Aranha e às 14h, a palestra terá como monitor o juiz, Wilson Federic Junior.                                                        No dia 11, às 8h e às 14h, as palestras serão ministradas pelo Dr Eduardo Werneck. No dia 12, pela Marinha do Brasil, palestrará o sargento Rodrigo Guimarães Neves, às 8h e às 14h. No dia 13, às 8h e 14h são previstas palestras do escritor Luiz Octávio de Lima. No dia 14, às 8h e às 14h, será a vez das palestras com o escritor Eric Apolinário.


As palestras e exposições acontecerão na Sala Verde (Avenida Higino Marques, 193) das 8h às 17h. A entrega de condecorações, que serão ofertadas em parceria com o Instituto Histórico Militar de São Paulo e Museu Histórico Militar de Bauru, acontecerão no dia 15, às 19h, também na Sala Verde.
O evento conta com apoio da Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, da Escola Municipal Dom Sílvio Maria Dário, do Museu Histórico Militar de Bauru e do Instituto Histórico Militar de São Paulo.

Na semana de 2 a 9 de julho, será a vez de Itararé fazer eventos alusivos aos fatos com palestras, exposição e diversos programas com apoio também do Grupo Histórico Legião de 32 e diversos museus itinerantes.

Um comentário:

  1. Desculpem, mas a História não pode ser falsificada. O que aconteceu em 1.932 foi um golpe urdido pela burguesia paulista e paulistana, que havia sido derrotada pelo movimento de 1.930. Foram derrotados em 1.930 e em 1.932 tentaram reagir e voltar ao poder. Foram derrotados novamente às custas de mortos, esses sim 'buchas de canhão' vindos do povo.

    Quando não se aceita a realidade, tenta-se reescrever a História, falsificando-a.

    ResponderExcluir