quinta-feira, 8 de agosto de 2019

COMO EXPLICAR A EXTINÇÃO DAS FERROVIAS?

         Nada consegue explicar a extinção de ramais ferroviários e o sucateamento das ferrovias com o fim de suas linhas.
O conceito mundial ainda é abertura de ferrovias  por ser o meio de transporte mais eficiente e barato da humanidade.
         O rastro desse crime no Brasil deixa marcas profundas com viadutos e pontes metálicas abandonadas que ainda são verdadeiras obras de arte.
         O custo para abrir um curso de linhas, implantar trilhos e dormentes e depois abandonar tudo ao enferrujamento é incompreensível.
         No sul do Estado de São Paulo (Itararé) vivemos este absurdo contra o dinheiro público.
A ponte metálica sobre a barreira e outra sobre o Rio Funil são testemunhas deste desperdício nacional, onde fatos como este, somam-se aos mil.
         Próximo a Itapeva relegados a chuva existem dezenas de vagões abandonados sem um motivo justificado.
         No centro de Curitiba, um cemitério de locomotivas mostra de forma ofensiva este abandono.
         Se já foi comprovado que para equivaler a um trem com 15 vagões carregados capazes de transportar 1.500 toneladas são necessários 60 caminhões com capacidade para 25 toneladas, por que o trem no Brasil está acabando???
Se o transporte ferroviário é 31% mais barato que o rodoviário porque no Brasil se investe no inverso?
Em 1958, nossa malha ferroviária era de 38.967 quilômetros.
Em 2006 o Brasil tinha perdido 9.715 km reduzindo sua malha para 29.252 km. Neste mesmo ano os Estados Unidos atingiu 226.605 km.
         Volto a perguntar: - Porque no Brasil estamos eliminando nossas ferrovias???
         Na década de 80, nosso Senado e nossa Câmara Federal tinham dezenas de parlamentares que também eram empresários do ramo rodoviário. Teríamos sido vítimas deste cartel???
         A administração pública do país grita alto em sua defesa dizendo que as ferrovias são precárias e falimentares.
         Dão até um exemplo financeiro afirmando que com a privatização de trechos ferroviários o Brasil deixou de gastar 350 milhões de reais e ainda lucrou 400 milhões de reais com a privatização.
         Dizem ainda que isto foi bom também para as ferrovias, tendo como exemplo o ano de 1997 quando “o estado”  investiu 353 milhões de reais no sistema e em 2005 já privatizado, o sistema ferroviário teve um investimento na ordem de 3.378 milhões de reais.
         Se as informações são corretas, fica a impressão que o Governo Brasileiro é um fracasso para gerir seus negócios, pois aquilo que lhe dá prejuízos, cai na mão de empresários de verdade e vira uma mina ambiciosa de ouro.
         E as informações procedem ao sabermos que a ALL- América Latina Logística que explora a malha sul desde março de 1997 foi considerada em 2019 como a maior empresa ferroviária da América do Sul.
         Sua malha férrea atinge hoje 20.495 quilômetros dominando o sul de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do sul e parte da Argentina.
         Sua frota atual é de 980 locomotivas modernas e 28 mil vagões liderando o transporte de soja, farelo, combustível, cimento, fertilizantes e outros produtos agrícolas.
         Na verdade resta provado que a incapacidade política é a única responsável pelo fracasso do trem no Brasil.
 

Cemitério de vagões num desvio próximo a Itapeva-SP.
Gigantesca ponte metálica sobre o Rio Itararé próximo a Itararé-SP
Locomotivas enferrujando no centro de Curitiba - PR

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