COMO EXPLICAR A EXTINÇÃO DAS FERROVIAS?
Nada consegue explicar a extinção de
ramais ferroviários e o sucateamento das ferrovias com o fim de suas linhas.
O
conceito mundial ainda é abertura de ferrovias
por ser o meio de transporte mais eficiente e barato da humanidade.
O rastro desse crime no Brasil deixa
marcas profundas com viadutos e pontes metálicas abandonadas que ainda são
verdadeiras obras de arte.
O custo para abrir um curso de linhas,
implantar trilhos e dormentes e depois abandonar tudo ao enferrujamento é
incompreensível.
No sul do Estado de São Paulo (Itararé) vivemos este absurdo contra
o dinheiro público.
A
ponte metálica sobre a barreira e outra sobre o Rio Funil são testemunhas deste
desperdício nacional, onde fatos como este, somam-se aos mil.
Próximo a Itapeva relegados a chuva
existem dezenas de vagões abandonados sem um motivo justificado.
No centro de Curitiba, um cemitério de
locomotivas mostra de forma ofensiva este abandono.
Se já foi comprovado que para equivaler
a um trem com 15 vagões carregados capazes de transportar 1.500 toneladas são
necessários 60 caminhões com capacidade para 25 toneladas, por que o trem no
Brasil está acabando???
Se o
transporte ferroviário é 31% mais barato que o rodoviário porque no Brasil se
investe no inverso?
Em
1958, nossa malha ferroviária era de 38.967 quilômetros .
Em
2006 o Brasil tinha perdido 9.715
km reduzindo sua malha para 29.252 km . Neste mesmo
ano os Estados Unidos atingiu 226.605 km .
Volto a perguntar: - Porque no Brasil
estamos eliminando nossas ferrovias???
Na década de 80, nosso Senado e nossa
Câmara Federal tinham dezenas de parlamentares que também eram empresários do
ramo rodoviário. Teríamos sido vítimas deste cartel???
A administração pública do país grita
alto em sua defesa dizendo que as ferrovias são precárias e falimentares.
Dão até um exemplo financeiro afirmando
que com a privatização de trechos ferroviários o Brasil deixou de gastar 350
milhões de reais e ainda lucrou 400 milhões de reais com a privatização.
Dizem ainda que isto foi bom também
para as ferrovias, tendo como exemplo o ano de 1997 quando “o estado” investiu 353 milhões de reais no sistema e em
2005 já privatizado, o sistema ferroviário teve um investimento na ordem de
3.378 milhões de reais.
Se as informações são corretas, fica a
impressão que o Governo Brasileiro é um fracasso para gerir seus negócios, pois
aquilo que lhe dá prejuízos, cai na mão de empresários de verdade e vira uma
mina ambiciosa de ouro.
E as informações procedem ao sabermos
que a ALL- América Latina Logística que explora a malha sul desde março de 1997
foi considerada em 2019 como a maior empresa ferroviária da América do Sul.
Sua malha férrea atinge hoje 20.495 quilômetros
dominando o sul de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato
Grosso e Mato Grosso do sul e parte da Argentina.
Sua frota atual é de 980 locomotivas
modernas e 28 mil vagões liderando o transporte de soja, farelo, combustível,
cimento, fertilizantes e outros produtos agrícolas.
Na verdade resta provado que a
incapacidade política é a única responsável pelo fracasso do trem no
Brasil.
Cemitério de vagões num desvio próximo a Itapeva-SP.
Gigantesca ponte metálica sobre o Rio Itararé próximo a Itararé-SP
Locomotivas enferrujando no centro de Curitiba - PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário