quinta-feira, 5 de setembro de 2019

RUA 24 DE OUTUBRO NA TRIBUNA DO POVO


Na sessão de segunda-feira (02/09), o jornalista Hélio Porto usou da Tribuna do Povo para defender que se mude o nome da rua 24 de outubro.
O dia 24 de outubro de 1930 na história do Brasil registra a deposição do presidente Washington Luís por ministros militares e que levou ao poder Getúlio Vargas. A data representa uma derrota para os paulistas legalistas que lutaram contra os revolucionários em duas frentes , contra mineiros e gaúchos.
Em Itararé previa-se uma grande combate entre tropas paulistas e gaúchas e que acabou não acontecendo devido à deposição do presidente. Até hoje o município é lembrado pela “batalha que não houve”.
No dia 28 de outubro a comitiva de Getúlio Vargas passa por Itararé em direção ao Catete para assumir o poder, momento histórico registrado pelas lentes do fotógrafo Claro Jansson (foto).
“Em nossa cidade o interventor nomeado por Getúlio, Paulo Ferreira, muda o nome de diversas ruas e praças para homenagear tenentistas revoltosos e a rua então denominada Cel. Acácio passa a se chamar 24 de outubro. Foi uma forma de bajular os novos detentores do poder”, diz Hélio Porto.
Para o jornalista “a rua 24 de outubro até hoje ridiculariza nossa história com uma homenagem distorcida e que precisa ser reparada com urgência”.
Qualquer cidadão pode usar do instrumento democrático da Tribuna do Povo. O interessado deverá fazer sua inscrição com cinco dias de antecedência e terá dez minutos para uso da palavra.
Pelo regimento pede-se apenas que se use a tribuna com decoro e para tratar de assuntos ligados ao município.

Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Itararé 

Nenhum comentário:

Postar um comentário