quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Eesgate da memória de Itararé inspira moradores


Em Itararé (SP), a valorização da cultura e da história do município tem sido um dos principais objetivos da gestão Heliton do Valle. Através de eventos e ações, o chefe do Executivo tem trabalhado para garantir a perduração da memória da cidade e, assim, inspirado muitos cidadãos a fazer o mesmo. Exemplo disso são as doações de artefatos que a Prefeitura vem recebendo de pessoas engajadas na causa. 
Conforme o coordenador municipal de Cultura, Alisson Riveli, a última aquisição da Pasta foram dois livros escritos e uma foto de Camilo de Mello Pimentel, patrono do Museu Municipal, doados pelo escritor e jornalista itarareense, Sebastião Pereira da Costa. As obras, intituladas 'Não verás nenhum país como este' e 'A história oculta', são de autoria de Sebastião e retratam o cenário político brasileiro em diferentes situações e épocas. 
De acordo com Riveli, todo o material recebido ficará à disposição da população no Museu e na futura casa da Cultura do município. “Para que assim possamos eternizar a origem de Itararé na mente de cada cidadão”, destaca. 
Participação popular – Os acontecimentos mais relevantes da história, por vezes, não tem hora marcada para acontecer; muito pelo contrário, a maioria deles nasceram do acaso.
E foi por acaso que, em uma ronda de rotina, os Guardas Civis Municipais (GCM) Barros e Campos encontraram Ciro Gavião e, através dele, conquistaram a doação de uma carteira de trabalho e um atestado de baixa de um soldado da Revolução de 1930. 
Conforme Barros, durante um plantão no Parque Ecológico da Barreiro, encontraram com o munícipe e, durante a conversa, chegaram ao assunto das revoluções. “Ele nos contou que possuía essa documentação que pertencera anteriormente a um familiar que havia sido voluntário em 1930 e ofereceu o material como doação”, explica.

“Após isso, combinamos a retirada dos documentos e os entregamos à Coordenadoria Municipal de Cultura para que, então, após restaurados, eles possam passar a integrar o acervo municipal”, completa Campos.
Para o prefeito, é uma grata satisfação ver a participação dos munícipes no trabalho desenvolvido. “Nossa cidade foi e continua sendo palco de diversos acontecimentos históricos. Resgatando essa história, fortalecemos o sentimento de pertencimento e incitamos em nosso povo o orgulho de ser filhos dessa terra”, finaliza.

/

Nenhum comentário:

Postar um comentário