quarta-feira, 6 de novembro de 2019

LANÇAMENTO DO LIVRO "TRILHOS DA SAUDADE" TRANSFORMOU NUMA NOITE DE EMOÇÃO FERROVIÁRIA

        

         A noite de 5 de novembro foi festiva no Anfiteatro Silvio Machado na cidade de Itararé –SP por ocasião do lançamento do livro “Trilhos da Saudade- O diário do filho de um ferroviário”.
         O décimo livro do escritor Helio Porto, terceiro deste ano, repete sua vocação para as pesquisas que versam a história paralela com a cidade de Itararé.

         Na ocasião, mais de 100 ferroviários pessoalmente ou “in memórian”, representados pelos familiares participaram da noite de autógrafos. Alguns deslocados de grandes distâncias como Sorocaba, Ponta Grossa e Maringá.
         A apresentação foi do radialista Heron Fernando da Rádio Jaguariaiva. Na tela, filmes históricos sobre trens e no palco a versatilidade da dupla Mauro Vieira & Jacira Jansson cantando músicas feitas e inspiradas na cidade. 

         Autoridades e ferroviários usaram a palavra para de forma emocionada agradecer o autor e lembrar fatos e aventuras dos 89 anos em que as ferrovias povoaram Itararé (1907/1996).
         O autor em seu discurso de apresentação do livro, foi incisivo em cobrar do governo brasileiro um respeito e outro tratamentos mais responsáveis com as ferrovias que por suas incompetências sucumbiram deixando milhares de reais sendo sucateados por este Brasil a fora com o excesso de ramais desativados e patrimônios dilacerados. Enquanto no exterior cresce o transporte por ferrovias, no Brasil, os governantes se ajoelham ao cartel rodoviário.
         O livro com 164 páginas e 34 capítulos é rico em narrativas históricas da epopéia do trem de ferro em Itararé.
         Depois deste lançamento, último no Anfiteatro da cidade que agora será fechado para uma profunda reforma em suas instalações com uma recente verba recebida do Estado.

         O livro pode ser adquirido em Itararé na Banca do Neves (Praça São Pedro) ou Livraria Santa Maria (Rua XV de novembro) ou com o autor pelo e-mail helioporto@superig.com.br. 

         “Trilhos da saudade” foi produzido pela Guarani Artes Gráficas, tem a revisão do Professor Antonio Barsotti e arte de capa do Designe Adão Costa Oliveira.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário