quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

JAGUARIAIVA ESTÁ DE LUTO, MORRE O LOCUTOR MARINS



Próximo às 11h30 da quarta feira (27) explodiu de forma sentida e revestida de muita tristeza a notícia do falecimento da mais famosa voz padrão do radio jaguariaivense. Emudeceu para sempre, o velho e experiente companheiro Marins Gonçalves Leite, no hospital de Jaguariaiva aos 75 anos de idade.
Nascido nesta cidade em 14/11/1934, filho de emigrantes espanhóis, serviu a Pátria aos 17 anos no 6º GADO de Castro. Casou-se com Maria Elvira com quem geraram uma simpática prole formada pelos filhos Dolores, Marins Junior, Vilmar e Carmem e 5 netos.
Seu ingresso na profissão que amava e que desenvolveu até pouco antes de sua morte aconteceu em 1950 quando ingressou na Radio Jaguariaiva. Atuava tanto no radio teatro, como no radio esportivo e era um entusiasta dos programas de auditório onde imprimiu sua capacidade de improviso e seu vozeirão privilegiado.
Entre os muito prefixos em que atuou, atendeu meu convite e integrou o cast de duas rádios de Itararé que dirigi. A Radio Clube de Itararé e a FM 94.
Ocasião em que iniciamos uma respeitosa amizade que encerrou dia 27 quando da sua partida fora do combinado. Nosso contato era semanlmente pela revista "A Minúscula" que chegava ás suas mãos pelo companheiro Chocolate. E era exigente com a pontualidade destas remessas.
Infelizmente o coração do velho comunicador parou quando estava fora do rádio, talvez por isto, seu oxigênio terminou antes do tempo, mas a Câmara Municipal de Jaguariaiva, fez público reconhecimento de seu gigantesco trabalho, dando-lhe a honraria de um Titulo de Honra ao Mérito oferecido pelo vereador Mussi e aprovado pelos demais vereadores e entregue em 15/09/2009(Cinco meses antes de sua partida). Ainda bem que houve tempo de homenageá-lo em vida. Homenagens depois que morremos, são ironicas, pois partimos sem se sentir amados. Ainda que com o Marins, houve tempo. Parte em Paz, meu irmão, e vou da terra tentar descobrir seu endereço no céu (onde repousam os bons), para fazer chegar a revista "A Minuscula" toda a semana nas suas mão. Enquanto voce não receber, dê umas fugidinhas, pois ela estará pela mesa da Radio Jaguariaiva, onde sei que seu espirito generoso ainda vai ficar ligado por muito tempo. Deus já o tem Consigo. (Texto de Hélio Porto)

5 comentários:

  1. DINARTE DA COSTA PASSOS
    Meu caro Hélio Porto! Analisando seu comentário a respeito da morte de um amigo seu que também é radialista, tenho que considerar razoável até certo ponto, pois é perfeitamente compreensível que as pessoas humanas se expressem seus sentimentos das mais variadas forma quando perdemos um grande amigo. Agora fazer insinuações que alguém seja culpado pela morte de alguém só porque foi desligado de uma Empresa aí já é demais. O que me chamou a atenção foi à frase dita: TALVES POR ISSO, SEU OXIGÊNIO TERMINOU ANTES DO TEMPO. Frases como estas meu caro Hélio é perigosa e causa grande desavença, por isso não é muito própria para jornalistas/radialistas bem conceituados como V. Sª. Devo confessar que sou admirador do seu trabalho, mas não posso deixar passar este momento em branco sem uma manifestação a respeito desse assunto. Eu como o senhor (acredito) apesar de profissionais competentes um dia ou outro já fomos desligado de uma Empresa e nem por isso os nossos corações deixaram de bater. Achei um pouco forte o seu comentário, não vou dizer maldoso porque compreendi que maldade não é o seu princípio. Na qualidade de Secretário Municipal de Comunicação Social do Município sou responsável pelo desligamento do Radialista Marins Gonçalves da Emissora e isso se deu em janeiro de 2009, porque entendíamos que a mudança era necessária, uma coisa normal em qualquer Empresa, mas daí ser responsabilizado pela morte de um cidadão um ano depois do desligamento é uma coisa muito séria. Eu sei que V.S.ª não deu nomes aos bois, mas ficou uma insinuação de que alguém foi culpado pelo acontecimento.

    ResponderExcluir
  2. IDIOTA, BURRO, IMBECIL.... SO UM DESOCUPADO TONTO E RETARDADO COMO VC TERIA TEMPO PARA VER MALDADE EM UMA HOMENAGEM COMO ESTA QUE O HELIO FEZ, IGNORANTE, BUROOOOOOOOO !!

    ResponderExcluir
  3. pera ai que tem mais um pouco .... burooooooooooooooooooooooooooooo !! agora ta bom.

    ResponderExcluir
  4. pessoas humanas... hahahahaha, nao, pessoas animais.... igual voce ne !! hahahahah !!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Dinarte,
    Muito infeliz o teu comentario.
    Dedicar 60 anos da sua vida a uma empresa nao eh pra qualquer um e o Sr. Marins foi uma pessoa digna de respeito e por todos estes anos de trabalho, ele no minimo deveria ter tido um tratamento especial e privilegiado. Por isso a sua comparacao de que “um dia ou outro ja fomos desligados de uma empresa e nem por isso os nossos coracoes deixaram de bater” mostra que vc eh uma pessoa totalmente ignorante e merece ser desprezado.
    Se a homenagem do Sr. Helio lhe ofedeu tanto assim, quer dizer que houve entao um fundo de verdade . Desconheco os motivos que levaram o desligamento do Sr. Marins da RJ por isso nao vou entrar mais em detalhes, mas deixo aqui tambem a minha homenagem ao Sr. Marins, uma pessoa nobre que merece ser lembrada com amor, carinho e tambem muita Honra, que eh exatamente o que falta ao senhor.

    ResponderExcluir