quarta-feira, 7 de abril de 2010

PREFEITO DE SENGÉS VENCE SEU MAIOR DESAFIO: SENGÉS VAI RESSURGINDO COM UMA GARRA MAIOR AINDA

O prefeito Walter Juliano Doria, depois de ser insistentemente procurado pela reportagem da revista “A Minúscula”, finalmente decidiu sair do seu silêncio e conceder uma reporta-gem exclusiva ao repórter Helio Porto.
Durante toda a tragédia que abateu sobre Sengés, Juliano fugiu das Câmeras de Televisão, dos microfones das Rádios e dos flashs dos jornais, por entender que o drama do seu povo não devia ser pretexto para aproveitamento da mídia.
Concentrou-se em administrar a maior prova que um prefeito tem que passar. Ver sua cidade destruida a cabo de poucas horas e reunir forças descomunais para recuperá-la.
Os meses de Fevereiro e Março foram de agenda cheia onde o Prefeito Juliano dedicou-se a viagens a Brasilia e Curitiba, buscando recursos para minimizar os estragos que as chuvas causaram ao município nos dias finais de Janeiro de 2010.
De concreto, Juliano confessou que apenas o governador Requião disponibilizou algumas máquinas emprestadas para o município, com o que vem concentrando um serviço na zona rural, restabelecendo precariamente as vias de ligação, já que as chuvas haviam isolado o centro, das comunidade rurais.
Hoje, ainda que em caráter emergencial, nenhum ponto permanece isolado, porém faltam recursos para estabelecer uma correção definitiva. O centro da cidade, com muito esforço e recursos próprios foram restaurados, aliviados da lama profusa que inundou as ruas e feito uma limpeza nos detritos arrastados pelas águas.
O calçadão no entanto permanece destruído e o prefeito aguarda os recursos prometidos para restaurá-lo agora como via pública, favorecendo o tráfego central como era o pedido antigo dos comerciantes.
A Praça e a ponte também ainda mantém o vestigio da tragédia e aguarda recursos para correção.
Juliano diz que depois de decretar estado emergencial no município, passou a aguardar a verba de sinistros que seriam destinadas pela Casa Civil da Presidência da Republica, mas reconhece que existe um complicado caminho burocrático e o setor está defasado, sem funcionários para proceder as fiscalizações e avaliaçãos e que Sengés tem que esperar uma longa fila, em virtude da catástrofe que as chuvas causaram em todo o país.
Até uma reunião reservada com a Ministra Dilma Roussef, já contemplou o prefeito de Sengés que pode apresentar um dossiê amplo e completo elaborado pela sua engenharia e que mostra todos os cuidados e investimentos necessários para restaurar o município de Sengés. A Ministra Dilma observou atentamente e pediu a sua assessoria um tratamento mais rápido para sanar os danos sofridos por Sengés.
Juliano lembra que toda a recuperação já praticada no municipio vem sendo feita com recursos próprios e a única ajuda governamental foi a das maquinas cedidas pelo governo do Estado. Agradece com muito carinho, a ajuda social das cidades vizinhas com o seu povo, durante o episódio e a estrutura oferecida pelo Estado com a equipe de resgate e dos bombeiros que amenizou e a Deus, pois se a chuva ocorresse de madrugada e não a tarde, o número de vitimas teria sido fatal e em alto número. Lamenta as mortes e garante que até o final do seu governo, a cidade voltará a sua rotina de progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário