quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sebrae-SP fortalece união entre os pequenos produtores de leite do Sudoeste Paulista

Cerca de 100 produtores de leite do Sudoeste e das regiões de Sorocaba e Ourinhos participaram da “Ação Rural Dia de Campo”, realizada pelo Sebrae-SP na 4ª feira (25), em Itararé. A iniciativa visou promover troca de experiências e busca de alternativas na melhoria da produção das pequenas propriedades rurais.
Presença dos prefeitos de Itararé, César Perúcio; de Riversul, José Carlos de Oliveira Martins; do secretário de Agricultura de Itararé, Castelar Pimentel Junior; e do secretário de Agricultura e Abastecimento de Itapeva, Cassiano Tóffoli Oliveira.
A coordenadora estadual do Projeto Leite do Sebrae-SP, Paula Ornellas, demonstrou o panorama da produção de leite das pequenas propriedades rurais nos municípios do Sudoeste, onde a maioria das famílias, vivem da agricultura familiar.
Com 308.552 habitantes, dos quais 82.899 vivem na área rural, o Sudoeste Paulista tem 8.140 agricultores familiares.
A união destes produtores, por meio do cooperativismo e associativismo tem contribuído para a melhoria do preço do produto e na redução dos custos de produção, por meio de compras conjuntas de insumos. Para fortalecer o conceito, os produtores presentes ao evento conheceram a experiência da Associação de Produtores no Município de Itararé e da Cooperativa Castrolanda.
“Esse evento é muito importante, não só para Itararé, mas para todo o Sudoeste, a região precisa de cooperativas. Acredito que as coisas estão evoluindo, o agricultor está plantando, a família está trabalhando e está tendo renda no fim do mês, eles estão aprendendo a organizar o plantio, onde vai vender, e a cooperativa está fazendo tudo isso”- destacou Perucio - o prefeito de Itararé.
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento de Itapeva, Cassiano Tóffoli Oliveira, 70% dos produtores rurais mantêm produção de leite ou para consumo próprio ou para comercialização.
O agricultor Silvino Pedro de Freitas, que veio do município de Guapiara para participar do encontro, já sabe dos benefícios do associativismo. Ele participa de um grupo de dez produtores junto a uma associação. -“São oitocentos litros de leite dia sim, dia não. O Sebrae para nós melhorou muita coisa, a gente aprendeu muito”, afirma o agricultor.
De acordo com a coordenadora estadual do Projeto Leite do Sebrae-SP na cadeia do leite, Paula Ornellas, as iniciativas de associativismo e cooperativismo exemplificadas durante o evento, aliadas a outros tipos de ações mostra que a cadeia do leite em Itaberá, Itapeva, Riversul e na região como um todo vem crescendo, com tendência para crescer muito mais, que é o objetivo do Sebrae-SP na região.
O encontro em Itararé contou com a parceria das Prefeituras de Itararé e Riversul, da Associação dos Produtores Rurais de Itararé e da Cooprol (Cooperativa dos Produtores de Leite de Riversul), além do apoio das prefeituras de Itapeva e Itaberá e as Secretarias Municipais de Agricultura dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário