quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PRONTO SOCORRO DA SANTA CASA IRÁ LANÇAR PROGRAMA DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

O Pronto Socorro da Santa Casa de Itararé estará disponibilizando à população seu novo programa de Acolhimento com Classificação de Risco, que tem por objetivo reorganizar o fluxo de atendimento dos pacientes, que passarão a ser atendidos de acordo com a gravidade do caso e não mais por ordem de chegada.

O novo programa é baseado no protocolo do Ministério da Saúde que possui 4 níveis de emergência e gravidade, representados pelas cores vermelho, amarelo, verde e azul.

O objetivo é diminuir o tempo de espera dos casos graves e, conseqüentemente, o risco de morte, além de promover o acolhimento humanizado de todos que procuram a instituição.

Assim, aqueles que forem classificados como “vermelho” são considerados casos de emergência e devem ser atendidos de forma imediata. Já os classificados como “amarelo” são atendidos o mais rápido possível, desde que não haja casos de emergência (vermelho) na frente.Os pacientes classificados como “verde” são prioridades não urgentes, idosos, gestantes, pacientes escoltados, deficientes físicos, retorno com período inferior a 24 horas sem melhora do quadro e outros casos não considerados de emergência. Já os pacientes classificados como “azul”são referenciados para os PSF – Postos de Saúde da Família ou, em casos especiais, atendidos no próprio Pronto Socorro, mediante espera.

De acordo com a administração do hospital, é importante ressaltar que nenhum paciente ficará sem atendimento. Todos que procuram o PS serão acolhidos por uma equipe qualificada, mas os casos mais graves têm prioridade por ocasionarem risco de morte.

“As pessoas terão suas queixas ouvidas e não sairão daqui sem orientação. No entanto, os classificados como “azul” serão referenciados para os PSF mais próximos de suas casas, sendo que os casos classificados como ‘vermelho” e “amarelo” terão prioridade sobre os classificados como “azul”, que aguardarão atendimento pelos profissionais do PS”, informou o interventor da Santa Casa Sr. Luiz Alberto M. Guimarães.

Segundo Guimarães, a partir da implementação do novo programa, ao chegarem ao pronto socorro os pacientes serão acolhidos por uma equipe composta por enfermeiros e técnicos em enfermagem, que ouvem as queixas principais e fazem a classificação, de acordo com a gravidade da situação, através de um sistema de protocolos clínicos pré-estabelecidos. “Também pretendemos identificar o perfil de nossa demanda com vistas ao reencaminhamento de pacientes identificados como não sendo situações de urgência e emergência para os PSF, de forma a gerar menor impacto possível para a população”, afirmou Guimarães.

A Administração da Santa Casa comenta que será preciso realizar um trabalho de educação junto à população, no que se refere à capacidade assistencial do município.

Atualmente, o PS atende em média, 150 pessoas/dia e não tem capacidade instalada para tanto, já que 70% dos casos atendidos não se referem à urgência ou emergência, mas sim, casos que poderiam estar sendo tratados diretamente na rede de PSFs.

Luiz Alberto finaliza dizendo: “A população precisa compreender que a finalidade e a vocação do Pronto Socorro, que é o atendimento de situações de urgência e emergência, seja acionada somente nestes casos e, em outras situações, procure atendimento primeiro nos PSF”.

3 comentários:

  1. kkkkkkkk...q bom né! tão conhecendo a lei agoraa..ainda bem q não precisei antes...ja penso? eu num estado grave e a fila grande?!!rsrs...com o tempo os profissionais da Santa Casa aprende!!!

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  2. Engraçado, quando a gente vai no tal PSF - eles encaminham a gente p/o PS do hospital. Estão querendo acabar com a gente...

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  3. O Brasileiro até hoje não aprendeu a dar falor no que tem,só reclama ao em vez de colaborar indo no pronto socorro por qualquer coisa em vez de procurar atendimento no posto de saude mais proximo de casa.

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