segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Secretaria de Saúde promoveu o I Seminário Municipal da Atenção Básica



Secretaria de Saúde promoveu o I Seminário Municipal da Atenção Básica

Na última quinta-feira (16) a Prefeitura Municipal de Itararé, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Drª Ana Aparecida Perucio Camargo Morschel, promoveu o I Seminário Municipal da Atenção Básica com a presença do Dr. Antonio Carlos Nasi, diretor técnico da DRS XVI de Sorocaba.
Além do Dr. Nasi estiveram presentes como palestrantes, a Drª. Íris Jerônima da Silva Furtado de Mendonça, articuladora regional da Atenção Básica da DRS e do Dr. Samir Hatef Naufal, médico psiquiatra do ambulatório de saúde mental e CAPS de Itararé. O prefeito Luiz Cesar Perucio também esteve presente no evento e agradeceu a Drª Ana Morschel pelo seu trabalho frente a secretaria e a todos os enfermeiros (as), técnicos(as), agentes, coordenadores, médicos e profissionais da área que não medem esforços para atender bem toda a população de Itararé.
Na oportunidade foram abordados temas como “ A Atenção Básica no Estado de São Paulo”, “Organização da Atenção Básica” e a “Humanização na Atenção Básica”.
Além disso houve uma exposição intitulada “A evolução da Atenção Básica desde a municipalização – 21 anos” e uma apresentação teatral com o tema “Uma família básica” que procurou mostrar a realidade de muitas famílias desestruturadas e que necessitam de um trabalho mais global, que envolva atendimento médico até assistencial e psicológico.
O seminário propôs também discussões temáticas em grupos com alguns debates para discutir todos os temas abordados, além de soluções para desenvolver a atenção básica de uma maneira ainda melhor para todos os pacientes que procuram a rede pública de saúde.
Itararé foi bastante elogiada pelo Dr. Nasi que diz conhecer bem a realidade do município através dos diversos relatórios que lhe são enviados pela secretaria municipal de Saúde. “Aqui existe um trabalho sério em prol de todos aqueles que procuram a saúde pública e é um dos municípios que está tentando organizar ainda mais a questão do atendimento básico, que nada mais é do que aquele atendimento que ajuda e orienta o paciente no tipo de tratamento do qual necessita ”.
Ao término do Seminário, a Drª Ana Ap. Perucio Camargo Morschel agradeceu a presença de todos os palestrantes, em especial a do Dr. Nasi e se colocou à inteira disposição para trabalhar numa parceria ainda melhor com a DRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário