terça-feira, 8 de março de 2011

MEMORÁVEL TREM DE FERRO SE APROXIMA DO MARCO ZERO DA FERROVIA



Por: Cleide Fátima – Especial São Paulo – SP


Após conquistar o Vale do Rio do Peixe e a Região do Contestado, a centenária máquina à vapor deve alcançar as duas últimas estações no trecho Norte da Estrada de Ferro SP- RS. São as cidades de Jaguariaíva no PR e Itararé em SP.
A história que agora é contada em documentário é conhecida e até os mais novos aprenderam na escola: Com construção da ferrovia, veio a guerra, a tragédia social, a morte de milhares de pessoas e contraditoriamente o anúncio do o progresso e o desenvolvimento regional. O que os mais velhos não esperavam é que a centenária locomotiva pudesse ser tão impressionante no cinema como os trens foram no passado. Como num sonho romântico, por onde passa, Memorável Trem de Ferro realça saudades, causando inexplicáveis sensações até mesmo nos mais jovens. Uma completa transcrição de períodos que faz de um século um curto espaço de tempo entre a nostalgia e mundo real.
Em Jaguariaíva, o evento acontece na próxima quinta-feira dia 10 de Março, no Clube Recreativo Municipal, com início às 19:00 horas. Na cidade onde teria surgido o império industrial de Francesco Matarazzo, a projeção é aguardada com ansiedade, já que o município teve todo o se desenvolvimento vinculado ao fluxo de trens.
Já em Itararé, considerado o ponto zero da malha ferroviária, são duas sessões: A primeira, na sexta-feira, dia 11, acontece no Auditório Professor Newton Marques, na Fundação Fafit. O evento começa às 20:00 horas e marca o lançamento oficial do curso de História da Faculdade Fafit. No sábado, dia 12, a segunda exibição é ao ar livre na praça central da cidade.
Segundo a comissão organizadora da turnê, a expectativa é que com as novas projeções, Memorável Tem de Ferro alcance os 10 mil expectadores. O Filme Documentário produzido em película digital para celebrar o centenário da Ferrovia São Paulo - Rio Grande, começou a ser rodado em Setembro de 2010. Lançado Fevereiro deste ano em Piratuba, SC, a produção já passou por 04 cidades, totalizando 08 exibições.
Nas recentes sessões de Concórdia e Irani, em SC, os espectadores se impressionaram com cem anos de uma história que se passa em quatro estados do país, contada em 18 entrevistas. Depoimentos de historiadores com titulação de doutores no assunto, além de ferroviários aposentados e até mesmo colonizadores da região do Contestado. Cada um ao seu jeito, contribuiu para a construção dessa teia fragmentada, que agora é um filme.
Na quinta-feira, dia 17, a projeção acontece na Casa de Cultura Avelino Benin, em Maximiliano de Almeida-RS, o evento é beneficente e a alimentação arrecadada é destinada à Pastoral da Criança. Encerrando a semana, a sexta-feira, dia 18 é marcada pela sessão especial no Centro Cultural 19 de Março em Pain Filho – RS. A sessão solene inicia às 19:00 horas, marcando 49º Aniversário daquele município.
O projeto Memorável Trem de Ferro, orçado em 200 mil reais, tem como principais patrocinadores a Prefeitura de Piratuba, Secretaria de Turismo de Piratuba – SC, ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Faculdade Fafit, Hotel Kirst, além de várias outras empresas privadas.

Mais informações:
Cleide Fátima - Diretora de Marketing e Comunicação
(11) 8649 70 00 (49) 9925 92 25
cleidematielo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário