domingo, 1 de maio de 2011

TREM DE SONHOS: FILME QUE ATENDE PEDIDO FEITO POR AVÔ MONTENEGRINO, CHEGA AO VALE DO CAÍ



Por: Cleide Fátima – Especial São Paulo – SP
Depois de arrancar aplausos e emocionar expectadores na região Norte do RS, é a vez da Serra Gaúcha e Região Metropolitana ver trem centenário na grande tela. A projeção de Memorável Trem de Ferro, documentário catarinense que resgata a história da Ferrovia SP- RS, está marcada para o início de Maio. Em Salvador do Sul, cidade que dá origem a várias passagens do média metragem, o evento acontece na próxima terça-feira, dia 03. Já a cidade de Montenegro recebe o evento no Teatro Roberto Atayde Cardona, na quinta-feira, dia 05 de Maio.
Muito mais que mera coadjuvante, na esfera ferroviária, Montenegro é tido como pano de fundo para a produção cinematográfica: A cidade que nasceu às margens do rio Caí é a terra natal da maioria dos colonizadores da região catarinense do Vale do Rio do Peixe. Entre centenas de agricultores que trocaram as velhas Colônias Gaúchas pela distante e até então desconhecida Santa Catarina, um nome se sobressai à obra. Trata-se de Batista José de Souza, colonizador que viveu na Zona Rural de Piratuba - SC.
Seu Batista, como era chamado, aparece no início do documentário conversando com os netos. No diálogo o avô pede ao casal de irmãos para que a saga dos imigrantes gaúchos e a história do trem sejam imortalizadas. A produção cinematográfica que vem em seguida é um documentário o qual cumpre a promessa do neto, feita ao avô.
A cena gravada na velha cozinha de madeira é uma dramatização, mas a história é real e emocionante, afirma o diretor Ernoy Mattiello. “Vivi uma infância marcada pelos contos de meu avô, crescemos eu e minha irmã ouvindo aqueles causos, uma emocionante conversa que agora faz parte de um filme”, finaliza.
O filme do gênero documentário tem 52 minutos de duração. Composto por 18 entrevistas, relembra cem anos de histórias sobre trilhos, que saem de Itararé, no interior paulista e se expande por terras gaúchas em cidades como Santa Maria, Salvador do Sul e Montenegro.
A produção também foi exibida recentemente em outro extremo do RS. Em Marcelino Ramos as projeções foram realizadas no Instituto de Educação Marcelino Ramos. O evento, resultado de uma parceria entre os produtores do filme e a Câmara Municipal de Vereadores daquela cidade, mobilizou a comunidade em torno do acontecimento. As projeções começaram no período da manhã para alunos da instituição escolar, ficaram ainda mais emocionantes à noite, com a presença de moradores, ex-ferroviários e autoridades locais.
O filme rodado em película digital, serve-se do que há de mais moderno em câmeras e softwares de última geração. Um documentário com trilha musical de Victor e Hugo e estratégias de marketing apuradas.
O documentário também já tem projeção marcada as cidades de Cruz Alta e Erechim, também no RS. Em Cruz Alta, o evento acontece dia 19 de Maio, no auditório da Unicruz. Já em Erechim o evento é no Centro Cultural 25 de Julho, nos dias 24 e 25 de Maio. O projeto orçado em 200 mil reais, tem como principais patrocinadores a Prefeitura de Piratuba, Secretaria de Turismo de Piratuba – SC, ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Faculdade Fafit, Hotel Kirt, além de várias outras empresas privadas.

Um comentário: