quarta-feira, 15 de junho de 2011

FARMAI – FARMACIA DE MANIPULAÇÃO ATENDE MAIS DE 500 PESSOAS AO DIA


A Farmácia de Manipulação de Itararé, “FARMAI”, está proporcionando uma expressiva economia ao município na compra de medicamentos de uso contínuo.
Funcionando à rua Newton Prado 396, no horário das 08hs00 às 17hs00, a “FARMAI” distribui medicamentos básicos gratuitamente a população conforme receitas médicas, exigido pelo Ministério da Saúde.
Sob a responsabilidade da farmacêutica Denise Cristina Barsoti, que conta com nove funcionários efetivos, a “FARMAI” atende uma média de 500 pessoas diariamente fornecendo medicamentos de sua Cesta Básica que possui aproximadamente 200 itens.
Manipulando mensalmente a média de 150 mil cápsula de medicamentos em 23 itens variados, geralmente os de uso contínuo estão nesse montante sendo para tratamento de hipertensão, osteoporose, diabetes, colesterol, antibióticos, analgésicos, antialérgicos, entre outros, sempre seguindo receituário médico. “O paciente nos traz a receita e produzimos o medicamento de acordo com as especificações exigidas”, ressaltou Denise.
Hoje a farmácia trabalha com uma programação de estoque suficiente para sustentar a demanda por no mínimo 60 dias, conforme determinação do Prefeito Cesar Perucio, que não permite em hipótese alguma que esse fundamental serviço seja ineficiente e que a população carente venha a perecer por falta de medicamentos.
“Não temos falta de medicamentos. Contamos com um estoque regulador que nos permite trabalhar com tranqüilidade. Nosso atendimento ao público é o melhor possível, pois periodicamente proporcionamos aos funcionários treinamentos específicos o que tem apresentado resultados excelentes e aprovado pelo público”, salientou Denise.
Além dos itens aqui manipulados, a “FARMAI” recebe mensalmente dos programas estadual e federal, “Dose Certa”, “Saúde Mental” e “Saúde da Mulher”, mais 80 itens.
Geralmente para liberação de medicamentos controlados, como para pacientes diabéticos e hipertensos, é solicitado a apresentação do cartão do Posto de Saúde visando um melhor acompanhamento, além da um documento de identificação.
“Não temos nenhuma queixa em relação aos medicamentos por nós manipulados. Contamos periodicamente com acompanhamento da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Farmácia, o que nos permite garantir a qualidade dos medicamentos”, afirmou Denise.
Atualmente o município investe anualmente mais de R$ 350 mil na FARMAI para compra de medicamentos, além de receber da FURP, outros aproximados R$ 260 mil.
Ainda aliado a esses serviços, a “FARMAI” distribui medicamentos de uso contínuo para 400 pacientes cadastrados no Programa de Auto Custo, além também de distribuir Fraldas Geriátricas e infantis, leite e suprimentos via receita.
“A FARMAI é um dos serviços de maior importância que o município oferece a população, pois a família de baixa renda tem sua medicação básica garantida sem custo, o que contribui para uma maior tranqüilidade financeira no lar”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário