segunda-feira, 20 de junho de 2011

Prefeitura e Tetra Pak promovem peça de teatro sobre educação ambiental


Prefeitura e Tetra Pak promovem peça de teatro sobre educação ambiental
A prefeitura municipal de Itararé, através da secretaria de Educação promoveu em parceria com a Tetra Pak (fabricante de embalagens para alimentos) um dia inteiro de teatro para as crianças das escolas municipais através do Projeto Cena Ambiental.
O evento, que tem como objetivo levar cultura, lazer e educação ambiental por meio do teatro de fantoches aconteceu na última segunda-feira (20), no Anfiteatro Sylvio Machado.
O espetáculo é interativo e tem como cenário a floresta, onde alguns animais da fauna brasileira, a arara azul, papagaio, jacaré, tartaruga, coruja, onça pintada, macaco e tucano falam de uma forma bem humorada sobre sustentabilidade, coleta seletiva e reciclagem.
A interação com a plateia é constante e se intensifica com a entrada de uma personagem, a Reciclina, cuja encenação conta com demonstração de como é possível fazer a reciclagem de uma caixinha de leite (Tetra Pak).
No palco, Reciclina corta a embalagem de papelão, coloca dentro do nano cooper (aparelho usado exclusivamente no processo de reciclagem), onde acontece a separação do papel, plástico e e alumínio.
Em seguida a personagem, transforma o material em um novo pedaço de papelão. Segundo o coordenador do projeto Fabio Pasquini o mais interessante é que o espetáculo trata da preservação ambiental de forma lúdica, fazendo com que as crianças divulguem e discutam com seus pais e responsáveis sobre o assunto.
Também foram doados dois aparelhos de nano cooper para a secretaria de Educação, que ficarão à disposição dos professores para que eles, se desejarem, façam com suas turmas a experiência de reciclagem.
O projeto já percorreu 40 cidades, entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, sendo Itararé a última cidade da 1º temporada.
O “Cena Ambiental” entrará em recesso devido as férias escolares. A partir de agosto o projeto reinicia suas atividades nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
Até o final deste ano cerca de 100 mil alunos terão assistido à peça. O projeto é realizado pela STR, patrocinado pela Tetra Pak e tem apoio do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário