quarta-feira, 22 de junho de 2011

MELHORIAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS SÃO ALVOS DE VANDALISMO

MELHORIAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS SÃO ALVOS DE VANDALISMO

Infelizmente os esforços imprimidos pela prefeitura para manter os espaços públicos revitalizados e com boa aparência não são respeitados por uma minoria absoluta que tendem a destruir e depredar; são eles os famosos “vândalos”.
Constantemente as praças públicas recebem serviços de manutenção, jardinamento, pinturas, poda de árvores e com freqüência é feita as substituições de bancos quebrados. Porém, a prática do vandalismo é tão devastadora a ponto de ser mais eficiente na depredação que, por mais que se esforce, o serviço de recuperação não consegue acompanhar.
Recentemente várias praças foram revitalizadas mas já estão com boa parte dos bancos destruídos ou muitos deles retirados, árvores quebradas, lajotas arrancadas e sanitários totalmente pichados e seus equipamentos danificados pelos vândalos, e ainda a sujeira constante que por mais que se destine funcionários para sua limpeza ininterrupta, não consegue vencer.
Outra ação de vandalismo que preocupa a administração é a quebra de mudas de árvores nas vias públicas, pichações de muros e fachadas, destruição de lixeiras, colagem indevida de cartazes, destruição de placas de sinalização de trânsito, quebra de orelhões, lixos jogados aleatoriamente emporcalhando as ruas, quebra de lampadas de praças, de ruas e de prédios públicos.
O prefeito Cesar Perucio ressalta que os prejuízos são imensos tanto visual como financeiro, pois o reparo é pago com verba pública, quando poderia ser investido em avanços para a população. “Todo trabalho e esforço que fazemos em oferecer uma melhor qualidade de vida a nossa população, infelizmente é prejudicado com atos de vandalismo. Essas pessoas deveriam saber que estão destruindo algo que foi feito para elas próprias”, desabafou - “O tempo que se perderá para recuperar o que o vandalismo destruiu, a equipe de funcionários da administração municipal poderia estar realizando outros trabalhos nas ruas, plantio e poda de árvores, paisagismo de praças e todo tipo de conservação do patrimônio público”, completou.
Se alguém testemunhar alguma ação de vandalismo, deve procurar imediatamente uma autoridade municipal ou policial para denunciar.
O vandalismo representa crime contra o patrimônio público e é passível de punição. Quem praticar tal ato pode ser enquadrado no artigo 163-III do Código Penal, por dano qualificado – cometido contra o patrimônio da União, Estado ou Município, e pegar de seis meses a três anos de detenção e multa, além da pena correspondente à violência. A multa é determinada pela Justiça e, geralmente, corresponde a um salário mínimo.
“A CIDADE É DE TODOS. AJUDE-NOS A CONSERVÁ-LA BONITA”

Um comentário:

  1. Boa tarde sr. Helio, o senhor poderia me passar seu email por favor, para poder entrar em contato, se necessário meu email é: fernando_chamer94@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir