TURISMO TANGARAENSE PREPARA TERÇA MEMORÁVEL PARA A CIDADE
Por: Cleide Fátima – Especial São Paulo – SP
Já está tudo pronto para que alunos da rede pública de ensino e moradores da cidade de Tangará – SC, vivam na terça – feira, dia 12, uma data inesquecível: É a exibição de Memorável Trem de Ferro, documentário que resgata a trajetória dos Cem Anos da Ferrovia do Contestado, a SP – RS. O evento que terá pelo menos 4 exibições na cidade, já passou por 65 municípios. Chega a Cidade dos Bons Vinhos prometendo um sobrevôo no imaginário da criançada que ainda não viu na grande tela uma locomotiva centenária. Já para os mais velhos, a volta do trem à vapor, mesmo que no cinema certamente aguça inúmeros sentidos. Uma sensibilidade que paira como nostalgia, feito asa delta no coração de quem um dia já embarcou numa viagem ferroviária.
Metáforas poéticas que combinam perfeitamente com a cidade que nasceu às margens da estrada de ferro, se desenvolveu com o cultivo da uva e tornou-se famosa por contemplar um dos mais perfeitos conjuntos de termais do país, ideais para a prática de asa delta. É neste clima de saudade, emoção e aventura que o filme se embrenha na história, trazendo conhecimento a estudantes como os da Escola de Educação Básica João Jorge de Campos, um dos locais escolhidos para a projeção.
As sessões são interativas e os expectadores poderão fazer perguntas e saber mais sobre os mistérios que cercam a produção do média metragem. Para o cineasta Ernoy Mattiello, diretor da obra, o que facilita o clima de informalidade é o número de pessoas na sala, já que assim é possível estar mais perto do expectador.Já o cineasta Vilmar Miguel Sartori, vê de outra forma essa nova sessão: Agora é que a responsabilidade aumenta; nosso filme já foi noticiado na tv, nos jornais, na internet e até mesmo no rádio, e tudo isso gera uma expectativa, garante.
O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo de Tangará e os cineastas Ernoy Luiz Mattiello e Vilmar Sartori, inaugura a última temporada de exibições do documentário. Nessa nova etapa, além de Tangará, Cruz Alta – Rs, recebe a obra no dia 03 de Agosto e a bela Santa Maria no dia 04. Em seguida o filme entra em cartaz e todo o país no Circuito Cineclubista em cerca de 500 salas alternativas. A primeira sessão cineclube aconteceu na última semana em Marechal Floriano, Região Serrana do ES. Na cidade cortada pela Ferrovia Centro Atlântica, (FCA), alunos da Escola Emílio Oscar Hulle, viveram as emoções viajar pela história à bordo do filme. Como resultado de trabalho em sala de aula, selecionamos dois depoimentos para ilustrar o evento:
“Uma grande viagem sobre trilhos, onde cada trecho do trajeto enchia os olhos dos viajantes de brilho, pois as paisagens eram das mais variadas cores. Nunca viajei de trem, mas gostaria de fazer uma viagem no Memorável Trem de Ferro. Acho que seria uma parte inesquecível da minha vida. Conhecer novos caminhos nos leva a compreender como somos tão pequeninos em um país cheio de belezas que não conhecemos nem a metade.” (Leandro Borloth, 25 anos, 1ºNot 02, em 03/06/11)
“O documentário veio em boa hora. Abriu-me os olhos sobre as verdadeiras belezas da vida que estão nas coisas mais simples, e assim nós aprendemos a dar mais valor ao nosso patrimônio.” (Josemar de Paulo, 17 anos, 3º Not 01, em 30/05/11)
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário