terça-feira, 2 de agosto de 2011

Guarda Civil Municipal de Itararé comemorou nove anos de atuação



Diariamente vemos viaturas da Guarda Municipal circulando pelas ruas de nossa cidade. A maioria das pessoas sabe que os agentes são responsáveis pelo controle e fiscalização do trânsito. Porém, as atribuições da Guarda são muito mais amplas. Diversas conquistas foram realizadas ao longo dos seus nove anos e novos projetos estão sendo debatidos e colocados em prática.
A Guarda Municipal de Itararé foi criada no dia 04 de abril de 2000 tendo como finalidade proteger os bens, serviços e instalações do poder público municipal, oferecendo segurança à comunidade. Mas somente em 22 de julho de 2002 foi efetivada e iniciadas suas operações, tendo como seu primeiro comandante o 2º Tte. Edson Mendes de Oliveira, que hoje ocupa o cargo de Assessor Especial de Gabinete do prefeito.
Após o processo seletivo realizado, em abril de 2000, no mesmo ano, a corporação iniciou o curso de formação dos agentes e com 35 componentes passaram a desempenhar suas funções e auxiliar as polícias civil e militar, também em suas ações, isto já no mês de julho.
A Guarda encontra-se bem instalada no prédio da estação ferroviária, com amplas acomodações e espaço suficiente para o bom desempenho de suas atividades.
Atualmente 42 guardas estão em atividade na cidade, sendo 39 homens e 03 mulheres, que além de cumprirem as funções que lhes são conferidas, ainda orientam, controlam e fiscalizam o trânsito nas ruas, em parceria com a Polícia Militar.
A Guarda Municipal possui uma frota de três motos 250cc e cinco viaturas, que circulam 24 horas por dia na cidade e zona rural, dispondo ainda de aparelhos de rádios comunicadores e outros equipamentos.
A Corporação é responsável também por atender toda a rede de ensino municipal, postos de saúde, secretarias, parques, praças e prédios públicos. Além disso, a Guarda participa de operações integradas com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária.
Tendo como lema Protetor e Orientar, os guardas participam de curso de formação, reciclagem e aperfeiçoamento que possam estar habilitados a auxiliar nas dificuldades da segurança pública.
“A esses bravos homens e mulheres que compõem a nossa gloriosa Guarda Civil Municipal, fica aqui meus sinceros agradecimentos pela dedicação, eficácia e seriedade em suas ações, bem como meus cumprimentos pela importante data”, prefeito Cesar Perucio
O atual Comandante é o Sgto. Valdir Ribeiro da Silva, que com sua experiência, vem prestando um excelente serviço a frente da GM de Itararé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário