quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Prefeitura de Itararé começa a elaborar o PLHIS


Prefeitura de Itararé começa a elaborar o PLHIS-
Plano Local de Habitação de Interesse Social

Numa reunião realizada na Secretaria Municipal de Habitação e Meio Ambiente na tarde do último dia 08 de agosto, foi apresentado o PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social.
O Plano Local de Habitação de Interesse Social é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação – SNHIS, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. O processo de elaboração do PLHIS contempla três etapas, ou seja, a proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação que resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional.
A metodologia de implantação do PLHIS foi apresentada pelo consultor Godofredo Bulhões de Carvalho Brazzaloto e será implantada em Itararé através da empresa Objetiva Administração de Negócios Ltda, que venceu o processo licitatório.
A Objetiva é uma empresa fundada em 1994, que presta serviços diversificados nas áreas de planejamento urbano, habitacional e no desenvolvimento de projetos de equipamentos urbanos. A empresa possui um grande número de clientes incluindo prefeituras como as de Adrianópolis (PR), Angra dos Reis (RJ), Botucatu (SP), Indaiatuba (SP), Itaberá (SP), Itaóca (SP), Lençóis Paulistas (SP), São Miguel Arcanjo (SP) entre outras.
“A implantação deste PLHIS é de primordial importância para que o município conheça sua realidade habitacional, pois somente assim, é possível pleitear recursos junto ao Ministério das Cidades e encontrar o programa que mais se adequa a realidade de cada município. Veja, que estamos falando de município, pois este PLHIS visa também mapear a questão habitacional, tanto da zona urbana como também da zona rural”, disse Brazzaloto.
Segundo Luis Vieira Rossi, Secretário Municipal de Habitação e Meio Ambiente “o grande desafio é trazer para o domínio do município as diversas áreas desocupadas, pois a maioria delas não possui a regularização fundiária”. Mas ao mesmo tempo Rossi se vê otimista com a implantação do PLHIS, “pois em tão pouco tempo de existência desta Secretaria, estamos evoluindo e muito para toda esta regularização de terras. O PLHIS virá de encontro com tudo aquilo que planejamos, mas há a necessidade do envolvimento de toda a sociedade civil organizada para que isto aconteça”, finalizou.
Para que esta mobilização aconteça, a segunda etapa do programa de implantação do PLHIS foi marcada para o dia 19 de agosto às 10h na Câmara Municipal de Itararé com a presença de líderes da sociedade civil organizada, Prefeitura, poder Legislativo, agentes de saúde e demais representantes de comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário