quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Espetáculos do programa “Arte Cidadã” chegam à Itararé


Espetáculos do programa “Arte Cidadã” chegam à Itararé

O projeto “Arte Cidadã” é um programa de intervenções urbanas, que vem sendo realizado em diversas cidades e estados do Brasil. A empresa de sustentabilidade “ViaGutemberg” desenvolve programas sócio-educacionais que trazem a “Arte” para mais perto dos cidadãos com o objetivo de fortalecer a cultura regional.
O programa, que possui belíssimos espetáculos está no mercado há cinco anos, mas é a primeira vez em Itararé. Uma das empresas patrocinadoras deste evento é a Suzano Papel e Celulose que selecionou algumas cidades para as apresentações. Dentre elas estão Alcobaça (BA), Porto Franco (MA) , Urbano Santos (MA) e Itararé.
Com a intenção de motivar pessoas à prática da arte, os eventos já começaram a ser realizados. Na última terça-feira (09) na Oficina Pedagógica foi realizado um “workshop”, dirigido por duas educadoras do projeto “Arte Cidadã” que discutiram com professores e coordenadores das redes municipal e estadual de ensino questões artísticas e de como elas podem ser aplicadas dentro da sala de aula, tornando a aprendizagem algo mais atrativo e interessante para os alunos.
O gerenciador do programa, Aldo Segnini afirmou que o principal objetivo do projeto é auxiliar na formação do cidadão através da arte. “Com o programa se tem o fortalecimento da cultura, além de criar uma nova dinâmica de aprendizado” - disse Segnini.
Além da sensibilização oferecida aos professores, o evento será aberto também ao público. Na próxima sexta-feira (12) na Praça Francisco Alves Negrão (Praça São Pedro) a Companhia Cênica “Nau de Ícaros”, realizará uma grande intervenção urbana a partir das 14h. Já no sábado(13) e domingo (14), no mesmo local, acontecerá um grande espetáculo circense com o título “Tirando os pés do Chão”. E na segunda (15) também na Praça São Pedro o evento terá início no período da manhã seguindo suas atividades pela tarde, com espetáculos direcionados aos alunos das escolas municipais e estaduais de nosso município.
O evento tem total apoio da Prefeitura, que através da Secretaria de Educação proporciona meio e espaço para que o programa possa qualificar ainda mais os professores e coordenadores de nosso município, trazendo também a aprendizagem através do entretenimento. Vale a pena conferir um evento com tão grande estrutura e que traz aos itarareenses cultura através da arte, música, história, pintura, teatro e diversas atividades educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário