quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Secom exclui Júlio Prestes da galeria de ex-presidentes


Em 23 de junho de 1930 tornou-se o primeiro brasileiro a ser capa da revista Time (foto).

O novo site da Presidência da República, que entrou no ar na última segunda-feira (29), excluiu a foto de Júlio Prestes da galeria de ex-presidentes do Brasil.
A exclusão não passou despercebida em Itapetininga, interior de São Paulo, terra natal do ex-presidente. O jornalista José Reiner postou em seu blog o “alerta” para o que considerou uma prática abominável. “Com certeza o povo itapetiningano, através de suas lideranças, vai reagir contra este ato da Secretaria de Comunicação da Presidência da República”, postou. A Secom é responsável pelo novo site. Júlio Prestes de Albuquerque (1882-1946), que era governador de São Paulo, foi o último presidente eleito da chamada Velha República, mas foi impedido de tomar posse pela revolução de 1930. O movimento armado depôs o presidente Washington Luís e impediu a posse do eleito, entregando o poder ao gaúcho Getúlio Vargas. O fato NA ÉPOCA, mereceu destaque na revista americana Time, que estampou foto de Júlio Prestes na capa. Reiner considerou a exclusão do site uma “discriminação com os paulistas”, pois a fotografia do ex-presidente Tancredo Neves, que também foi eleito, mas não chegou a assumir o cargo, foi mantida no site. “A foto do mineiro Tancredo Neves permanece e é justo que isso ocorra. Afinal, tanto Prestes quanto Tancredo são ícones da história do Brasil e, embora não tenham assumido, foram presidentes pela vontade do povo.” A Secretaria de Comunicação informou que o site ainda está passando por correções.
A cidade de Itararé, vitima marcada pelos desmandos desta época é solidária a Itapetininga, pois empunhou armas para fazer cumprir o resultado de uma eleição livre e democratica, mas foi superada pela força do ditador gaucho que conseguiu ludibriar o país inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário