segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

NOVO LIVRO DE HÉLIO PORTO: A FLOR DO PEABIRU


Flor do Peabiru, é o nome do livro lançado neste sábado (17) na Oficina Peda-gogica de Itararé. Etimologicamente “Peabiru”, na língua indígena tupi-guarani, significa: ‘Pe’ (caminho), ‘abiru’ (gramado amassado), “Caminho de gramado amassado”, ou seja, o famoso “Caminho do Peabiru”.
Uma longa rota que unia o litoral de São Vicente ao Peru pasando por Itararé.
Esta é a setima obra em formato “livro” de Helio Porto que lançou em 1976, “38 anos na radiofonia do interior” uma narrativa da história da Rádio Clube de Itararé desde a sua fundação em 1938
Com o começo do movimento separatista de São Paulo, lança o “Território do abandono, o São Paulo que São Paulo esqueceu” em 1993. Mais recententente em co-parceria com o filho Henzo Augusto Porto, lançam “Itararé e suas células urbanas” com mais de 200 biografias dos nomes que identificam nossas vias, ruas e avenidas.
Em 2009 surge o “116 anos, um a um” pesquisando a história de Itararé ano por ano desde sua fundação.
Em 2010 surge seu primeiro trabalho auto biografico “Entre mundos” e agora temos “A Flor do Peabiru”.
Em movimentada noite de autografos, o escritor atendeu mais de 100 leitores que adquiriram sua obra.
O evento foi bem ilustrado com a presença do Coral do Conservatório Internacional de Música sob regência do competente maestro Gerson Gorski e a concertista, Professora Ana Maria, e 27 membros vocais e violino, aplaudidos de pé a cada execução musical. No telão foi exibido “A Lenda de Itararé” com ilustrações tiradas da obra e cujo material esta disponibilizado na internet pelo Youtube, vale a pena conferir.
Ao final do evento, a Federação Nacional das AABBs ofereceu um coquetel aos presentes. O livro já está disponibilizado nas bancas da cidade ao valor de R$15,00 cada exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário