sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

TV SENADO FAZ EXIBIÇÃO MEMORÁVEL PARA HOMENAGEAR FERROVIA DIA 17 E REPRISE DIA 18

Por: Cleide Fátima – Especial São Paulo – SP


Uma história memorável, que se passa em quatro estados do país é uma das principais atrações da TV Senado para Dezembro. Memorável Trem de Ferro, documentário etnográfico que revive o glamour da ferrovia – São Paulo Rio Grande promete encantar expectadores de todo Brasil. O filme de 52 minutos viaja pela saga de uma das mais audaciosas obras ferroviárias da América Latina, percorrendo mais de 1400 quilômetros de trilhos entre Itararé (SP) e Santa Maria (RS).

A escolha da data, 17 de Dezembro, tem significado especial: Trata-se do dia em que a ferrovia celebra 101 anos. A veiculação em horário nobre, programada para às 21:30 é uma forma de homenagear a Região Sul e Interior paulista, onde o traçado ferroviário foi preponderante para a ocupação territorial.

Uma biografia de contrastes marcados pelo massacre comandado pelo exército brasileiro sob o caboclo, herdeiro originário das terras, que lutou com bravura, mas sucumbiu a tirania sangrando a derrota. Ao final da criminosa campanha, a colonização, o povoamento da região e o surgimento de uma nova civilização.
Numa época em que o Brasil dava os primeiros e decisivos passos para a industrialização, o trem foi decisivo. Aos poucos o caminho das antigas tropas deu lugar ao mundo ferroviário por onde anônimos e celebridades da época seguiram na mesma direção.

A locomotiva do progresso conduziu Getúlio Vargas à tomada do poder na década de 30. Um trem de sonhos e esperanças que introduziu na região os migrantes, vindos das velhas colônias gaúchas. Gente que com suor e esforços fes surgir indústrias com a Sadia e Perdigão, entre tantas outras marcas mundialmente conhecidas.
O império feito a ferro e fogo que com o passar dos anos foi perdendo as forças e agonizando pacificamente, deixando escrita uma história nostálgica onde o trem é o astro principal.

Lançado em Fevereiro deste ano, Memorável Trem de Ferro, o primeiro documentário catarinense em película digital já vou apreciado por pelo menos 130 mil pessoas em mais de 80 cidades e centenas de sessões ao longo do ano. Após ser premiado no Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural, teve seu compacto exibido no Canal Terra Viva, agora chega a TV Senado para reviver uma história centenária.

Cenas como a das velhas colônias gaúchas, até então desconhecidas do cinema, a ponte férrea que transpões o rio Uruguai, ligando gaúchos e catarinenses, além de uma viagem centenária entre Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS), à bordo de uma locomotiva Ten Wheeler de 1922, e o cenário do assalto ao trem pagador em Pinheiro Preto (SC), são algumas das principais emoções desse filme.

São 18 entrevistas, o que inclui depoimentos de historiadores com titulação de doutores no assunto, além de ferroviários aposentados e até mesmo colonizadores da região do Contestado. Cada um ao seu jeito contribuiu para a construção dessa teia fragmentada, que agora é um filme.

A obra começou a ser rodado em Setembro de 2010 em Itararé, SP. Naquela cidade a ferrovia parte de um entroncamento com a Sorocabana. No estado paranaense a equipe gravou em Sengés, Jaguariaíva, Palmeira e União da Vitória. Já em SC, os cineastas tiveram locações em Matos Costa, Calmon, Caçador, Rio das Antas, Pinheiro Preto, Herval d´Oeste, Irani e Piratuba. No Rio Grande do Sul os cineastas estiveram em Marcelino Ramos, Passo Fundo, Santa Bárbara do Sul, Montenegro, Salvador do Sul e a bela Santa Maria. Fragmentos de uma história nostálgica que agora se abre na tela da TV Senado. Um filme que reascendendo lembranças e revive o passado. Entretanto a finalidade maior da obra é a de sensibilizar autoridades e governos para a retomada ferroviária no país.
HAVERÁ REPRISE DO FILME NO DOMINGO, DIA 18 NA PRÓPRIA TV SENADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário