terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prefeito de Capão Bonito assume presidência do Condersul


Na última sexta-feira, 09 de dezembro, na sede do CONDERSUL – Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo, em Itapeva, foi realizada mais uma reunião do Conselho de Prefeitos.
Diversos assuntos estiveram em pauta, entre eles a eleição da nova diretoria do consórcio, presidente e vice; eleição do Conselho Fiscal com dois prefeitos titulares, dois suplentes, um vereador titular e um suplente.
Na oportunidade foi eleito por aclamação como novo presidente o prefeito de Capão Bonito, Julio Fernando Galvão Dias e como vice-presidente, a prefeita de Taquarivaí, Maria Sebastiana Cardozo Prioste (Cecé).
No Conselho Fiscal foram eleitos dois prefeitos, Cláudio Romualdo “Ú Fonseca” de Buri e Luiz César Perucio de Itararé como titulares; Eliel Cardoso Santiago de Nova Campina e Sandro Rogério Sala de Ribeirão Branco como suplentes.
Já os vereadores eleitos e que farão parte do consórcio foram Joaquim Almeida de Barros da Câmara Municipal de Ribeirão Branco como titular e Rubens Vieira Prestes da Câmara Municipal de Itararé como suplente.
Para o prefeito de Itapeva e atual presidente do Condersul, Luiz Antonio Hussne Cavani, o consórcio cresceu de importância nos últimos anos e está tendo uma representatividade muito grande junto ao Governo do Estado.
“Recentemente estive com o governador Geraldo Alckmin e relatei a ele o quanto o Condersul está coeso na questão do desenvolvimento da região. Agradeço a oportunidade de ter estado à frente do consórcio durante os últimos anos e de todos os prefeitos terem confiado em meu trabalho”, afirmou Cavani.
Cavani desejou ainda boa sorte ao prefeito Julio Fernando que assumiu os trabalhos frente a presidência do consórcio e que a região possa continuar a ter força e voz dentro do Estado.
Região unida em prol de investimentos e projetos – O prefeito Julio Fernando elogiou a gestão do prefeito Luiz Cavani a frente do consórcio e suas conquistas e ressaltou sua intenção de continuar o trabalho e as articulações em prol de mais investimentos do governos estadual e federal na região sudoeste.
“Temos como principais aliados para desenvolver a região o governador Alckmin, o secretário Edson Giriboni, deputados de diferentes siglas, o assessor especial Frederico D´Avila e outros importantes parceiros que em todos os encontros têm manifestado apoio as nossas demandas regionais. O objetivo é com apoio de todos os companheiros prefeitos fomentar novas ações em 2012 voltadas a um desenvolvimento homogêneo de nossas cidades. A região está unida e quer melhorar seu IDH e outros indicadores. Agradeço o voto de confiança dos prefeitos que integram o consórcio. Me sinto honrado por presidir um conselho que tem uma representação política muito grande”, alegou o prefeito.
Já como novo presidente do Condersul, o prefeito Julio Fernando esteve durante a semana em Brasília assinando convênios e encaminhando projetos para Capão Bonito e região.
Outros assuntos da pauta foram a implementação do SAMU Regional, apresentado pelo Secretário Municipal de Saúde de Itapeva, Marco André Ferreira D’Oliveira; e o convite do presidente do CONSAD, Marco Pimentel para que todos os prefeitos estejam presentes para a reunião com o Ministro de Desenvolvimento Agrário, dr. Afonso Florence no próximo dia 15 na Câmara Municipal de Itapeva.
Além destes assuntos o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Itapeva, Davidson Panis Kaseker explanou sobre o Fórum Permanente de Turismo.
O Condersul foi criado em 03 de abril de 1995, na sede da Prefeitura de Nova Campina. Os prefeitos das cidades consorciadas, convidados pelo então prefeito de Nova Campina propôs a possibilidade de criar um consórcio Intermunicipal para obter maior representatividade perante os demais órgãos e auxiliar o desenvolvimento sócio econômico dos municípios, a proposta foi debatida e aceita por todos.
Desde então o Condersul vem desenvolvendo ações para potencializar o desenvolvimento desta região.
Em 12 de junho de 1998 foi instituído o Conselho Fiscal como parte integrante do Consócio. Na mesma data acordaram os municípios que caberia a cada consorciado uma contribuição mensal para a manutenção das atividades do Consórcio no valor de 0,5% do ICMS de cada município, sendo devido a partir do mês de novembro do corrente ano.
Em 2002 esse percentual passou para 0,25% e vige até os dias atuais.
O ingresso no consórcio é facultativo a todo município das regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo, a critério do Conselho de prefeitos. ...Serviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário