sexta-feira, 23 de março de 2012

TREM DE FERRO VAI AO AR NA TV APARECIDA NO FIM DE SEMANA


Por: Cleide Fátima – Especial
Após conquistar admiração nos cineclubes de todo o país, ser destaque em grandes redes de televisão do Brasil, o filme ferroviário chega a maior Rede Católica de Televisão: Atração em horário nobre, Memorável Trem de Ferro promete encantar expectadores da TV Aparecida neste domingo, dia 25 de Março. Programado para as 14:00 horas, o documentário de 52 minutos vive seu auge no mundo cinematográfico, demonstrando que ainda tem muita lenha para queimar em se tratando de visibilidade na grande mídia.
Segundo o cineasta Ernoy Mattielo, diretor da obra, o documentário tem se revelado surpreendente no que se refere ao apelo midiático: “Podemos afirmar que acertamos no alvo no que se refere a uma produção modesta, do interior brasileiro, mas que não perde em nada para os grandes filmes lançados no mercado”. Segundo ele, a obra reúne uma série de atributos que garantiram longevidade ao trabalho na ascendente trajetória de sucesso. Entre os atributos do projeto estão as ações de marketing, somadas a abordagem de um tema de relevância e pertinente para o momento, além da tecnologia aplicada ao filme.
A história que agora é contada em documentário é conhecida e até os mais novos aprenderam na escola: Com construção da ferrovia, veio a guerra, a tragédia social, a morte de milhares de pessoas e contraditoriamente o anúncio do o progresso e o desenvolvimento regional. O que os mais velhos não esperavam é que a centenária locomotiva pudesse ser tão impressionante no cinema como os trens foram no passado. Como num sonho romântico, por onde passa, Memorável Trem de Ferro realça saudades, causando inexplicáveis sensações até mesmo nos mais jovens. Uma completa transcrição de períodos que faz de um século um curto espaço de tempo entre a nostalgia e mundo real.
Em cartaz desde o seu lançamento, em Fevereiro de 2011, o filme rodado em meados de 2010, já foi exibido em centenas de emissoras de televisão na maioria dos estados brasileiros. A produção que agora chega a Rede Aparecida já ocupou espaço nobre em outras televisões: TV Senado, Canal Terra Viva e canal do Boi.
A emoção de ver a velha máquina fumegante na tela, a customização da produção e a discussão da retomada ferroviária no país talvez sejam os ingredientes os quais fizeram do filme que resgata a trajetória da Ferrovia São Paulo – Rio Grande, um verdadeiro ícone catarinense, projetando a região de Piratuba para todo o Brasil.
Famosa por apresentar programas como o Terra da Padroeira, entre tantas outras atrações, a TV Aparecida é sinônimo de credibilidade na televisão nacional. Como emissora educativa que prima pela qualidade do que vai ao ar, a televisão da Terra da Padroeira, faz exibição memorável no fim de semana, atestando a importância do documentário para a história do cinema brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário