quinta-feira, 12 de abril de 2012

Semana do Tropeiro - Reunião traz representantes de cidades que reviverão o Caminho das Tropas



notícia na Agência Sorocaba de Notícias
Representantes de 15 municípios, a maioria da região de Sorocaba, participaram na tarde desta quarta-feira (11) da primeira reunião preparatória da "Semana do Tropeiro", que acontece entre os dias 21 e 27 de maio em diversos locais da cidade.
O encontro, que ocorreu na Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury", serviu para a troca de informações entre as associações e comitivas que integram a Tropeada Itararé-Sorocaba, e que fecham o último dia da festa local com um desfile pela Rota Tropeira.
Em sua sétima edição, a Tropeada já tem a adesão de 39 dos 79 municípios que compõem a regional Sorocaba da Associação Intermunicipal Circuito Cultural, Turístico Caminho Paulista das Tropas, ligada às Secretarias de Estado do Turismo e da Cultura. O número, porém, deve subir mais até o início da Tropeada, que vai percorrer os 360 quilômetros entre Itararé e Sorocaba.
"A Tropeada foi criada para resgatar um dos marcos da história de desenvolvimento da região, o Tropeirismo, e fomentar o turismo regional", disse o diretor da Associação, Orailson Pereira Tortelli. Para ele, inclusive, Sorocaba está fazendo jus a sua vocação tropeira e ano a ano apresenta uma programação e estruturas cada vez melhores para celebrar o evento. A tropa de mulas, cavalos e charretes sai de Itararé no dia 18 de maio e chega em Sorocaba no dia 26 de maio para pouso no Parque Natural "Chico Mendes".
Festa para todas as idades
Para a Semana do Tropeiro, o secretário da Cultura e Lazer (Secult) Edmilson Chelles, garante que o evento trará atrações para todas as idades. De fato, Chelles afirma que a "Semana será mesmo um mês". Isso, porque, a partir da primeira semana de maio terão início palestras e apresentações em diversos bairros e a população vai poder conhecer mais sobre a vida dos tropeiros; o que incluí até mesmo a apresentação dos animais usados nos trajetos percorridos e que eram comercializados às margens do Rio Sorocaba.
Além disso, conta o secretário, serão desenvolvidas atividades em praças e em próprios especialmente preparados para isso. "Estamos preparando uma festa que vai envolver toda a família sorocabana e o que esperamos é um público ainda maior prestigiando nossa tradição", disse. Do Casarão de Brigadeiro Tobias à Biblioteca Municipal, passando por importante pontos do município, a Semana do Tropeiro vai oferecer um leque de atividades, como curso de culinária, shows de moda de viola, "queima do alho" e confecção de brinquedos alusivos ao assunto. É esperar para participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário