segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SAGA DA BATALHA DO CONTESTADO E O HISTÓRICO TREM PAGADOR PROMETEM SAFRA ABUNDANTE PARA O CINEMA CATARINENSE PARA 2012

Por: Cleide Fátima – Especial São Paulo – SP Os cineastas João Paulo Dantas, Vilmar Sartori e Ernoy Mattielo, estão juntos na produção de dois novos filmes para celebrar o Centenário do Contestado: Um deles, ainda cercado de mistérios é um documentário dramatizado sobre a primeira investida criminosa a um trem pagador na América Latina, dirigido por Mattiello. O episódio aconteceu em Outubro de 1909 onde hoje se localiza o município de Pinheiro Preto (SC). A outra produção é assinada por João Paulo Dantas e tem direção de elenco de Jorge Zamoner. Uma obra em que o grande segredo está na proposta de desvendar os mitos da Batalha do Contestado, episódio marcante da insurreição catarinense. Estopim da Guerra do Contestado, a Batalha do Irani completa cem anos em Outubro deste ano. Além da correlação temática, as obras também apresentam conexões na produção e distribuição. Isso porque a estrutura técnica de filmagem é fornecida pela VMS Produções Cinematográficas, com sede em Joaçaba. A empresa, pioneira em produção de TV e cinema no interior catarinense têm 30 anos de atuação no mercado. Tradição de um lado, tecnologia e inovação no outro extremo: sinônimo de produção em película digital. “A aposta para os novos produtos está nas câmeras Sony, alta definição, utilizadas na produção de filmes nacionais, com excelentes resultados”, frisa o produtor cinematográfico e diretor da empresa, Vilmar Sartori. No total são 4 novas máquinas equipadas com lentes intercambiáveis, acompanhadas de super sensores de 35mm. Em comum os filmes têm também exclusividade de distribuição, divulgação e marketing, ação atribuída a EL Virtual TV, marca registrada de produções vistas em todo o Brasil como Memorável Trem de Ferro (documentário sobre o centenário da Ferrovia SP-RS). Se por um lado, as duas obras são coirmãs, por outro, no filme “A Batalha do Contestado” as providências para que a concepção cinematográfica não se resumem apenas em alta tecnologia de produção, boas estratégias de marketing e distribuição. O roteirista e diretor do filme, João Paulo Dantas, ressalta que a produção final resultará, na verdade, em dois produtos: um Documentário e uma Microssérie para Internet. A nossa proposta é diferenciada, e não vamos fazer um filme como convencionalmente se faz, até porque, e sobre esse tema, alguns brilhantes cineastas já o fizeram, como foi o caso de Silvio Back. E para isso, é claro, teríamos que ter um orçamento que foge à nossa realidade. “O objetivo é utilizarmos a linguagem do teatro, da televisão, do cinema e da internet, tendo por norte o espetáculo apresentado em palco, que é da mais alta qualidade, textual e artística, e produzirmos uma obra que possa refletir a densidade textual da criação original, que é espetacular” desta Dantas. O filme, cujas locações estão baseadas nos redutos do Contestado, iniciando por Irani, é baseado no espetáculo cênico-musical O Contestado, da obra do mesmo nome, de autoria do historiador, músico e dramaturgo Romário José Borreli, autor consagrado no Brasil e exterior, observa Jorge Zamoner, diretor do espetáculo cênico O Contestado, que também participa do filme, como ator e como diretor. A produção de A Batalha do Contestado faz parte do Projeto Centenário da Guerra do Contestado, aprovado pelo Ministério da Cultura, com base na Lei Rouanet, através da UNOESC-Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem patrocínio cultural da Enercam-Campos Novos Energia; Grupo Habitasul; Celulose Irani e BRDE-Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul.

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