sexta-feira, 16 de novembro de 2018

CÂMARA MUNICIPAL RESISTE E FERIADO SOBREVIVE OUTRO ANO

CÂMARA MUNICIPAL RESISTE E FERIADO SOBREVIVE OUTRO ANO

A luta incessante da Associação Comercial e Empresarial de Itararé para acabar com o feriado municipal de 20 de novembro, "Dia da Consciência Negra" é um ato supremo de racismo imperdoável.
Aproveitando um prefeito comerciante que também se incomoda em fechar as portas do seu comércio em mais um feriado cessando sua constante lucratividade, atinge o ápice da pretensão neste ano de 2018.
O dia é dedicado a reflexão da liberdade dos afro descendentes a custa de sangue derramado e não pela maneira simplista que desenha a história do Brasil com uma princesinha mimada que assina um decreto e acaba num passe de mágica a escravidão que tornava os fidalgos brasileiros cada vez mais ricos e poderosos.
A luta de vida e morte de Zumbi dos Palmares é a bandeira da libertação escrava que abomina o dia 13 de maio e valoriza o dia 20 de novembro.
O calendário de Itararé possui na verdade dois feriados a mais do que a cota que o município pode implantar. Mas o mais absurdo deles é festejarmos dois padroeiros religiosos na cidade, sendo que São Pedro, comemorado no dia 29 de junho não é aceito nem pela Igreja católica local que reconhece apenas a Imaculada Conceição como Padroeira oficial e de direito desta cidade;
Mas os comerciantes medrosos de enfrentar a fúria católica centra em acabar com o feriado que rende homenagens aos negros, pois estes são mais acomodados e menos reacionários.
Extinguir o feriado de 20 de novembro é um ato de explicito racismo . Mas ante a pressão do Prefeito (virtual interessado) e da Associação Comercial, a Câmara de vereadores "empurrou" de barriga, engavetou o projeto e garantiu que na próxima terça feira, dia 20, o feriado sobreviveu mais um ano sendo respeitado.
Tanto a Associação Comercial como a Prefeitura não promoveu nenhum programa cultural sobre o evento, apenas lastimou fechar as portas e perder um lindo dia de lucros. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário